Impasse em eleição no Praia mobiliza comunidade

LAJEADO

Impasse em eleição no Praia mobiliza comunidade

Moradores alegam dificuldade para participar de pleito da associação. Atual presidente diz que prazo para inscrição de chapas foi encerrado

Por

Atualizado sexta-feira,
14 de Abril de 2023 às 16:45

Impasse em eleição no Praia mobiliza comunidade
Jean Amorin está à frente da associação há 10 anos (Foto: Henrique Pedersini)
Lajeado

Um impasse na eleição da diretoria da Associação dos Moradores do Bairro Praia, em Lajeado, mobiliza a comunidade local. Os residentes alegam que o atual presidente, Jean Amorin, não teria oportunizado a possiblidade de uma chapa de oposição concorrer.

Em entrevista à reportagem da Rádio A Hora 102.9, Amorin diz que as inscrições de chapas encerraram em março. A presidente da Comissão Eleitoral não pôde se fazer presente na data da eleição, no dia 30 do mesmo mês. Por isso, foi transferida para o dia 18 de abril, e o pleito segue com chapa única, pois não houve cadastro de concorrente no prazo.

LEIA MAIS: Trabalho com as comunidades para formar novos líderes

Conforme o líder comunitário, o processo ocorre dentro da lei e o edital teria sido publicado com o prazo estipulado, mas a chapa candidata não o cumpriu. Ele recebeu a inscrição depois do encerramento do período.

O grupo contrário à decisão afirma que vai acionar o Ministério Público (MP), caso não oportunize a candidatura. O presidente, por outro lado, diz ter conversado com advogados e estar tranquilo. “E na verdade, da minha parte, este assunto está encerrado. Se forem entrar na Justiça vão passar vergonha.” Ele está à frente da organização comunitária desde março de 2013.

O presidente do Centro de Apoio aos Bairros, Rodrigo Henicka, contesta a fala de Amorin e diz que ele deve tomar a inciativa de prover o pleito e inscrever todos que desejarem concorrer. Segundo ele, caso não o fizer, medidas mais concretas serão tomadas. “Não interessa quem ganhe. Mas a eleição precisa ocorrer. Vamos aguardar o Jean ainda esta semana.”

Ouça reportagem na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais