Hospital celebra 94 anos e prepara novos serviços

ESTRELA

Hospital celebra 94 anos e prepara novos serviços

Casa de saúde mais antiga do Vale busca qualificar áreas como a traumato-ortopedia e trabalha para a prevenção de doenças e assistência às necessidades maternas e infantis

Por

Hospital celebra 94 anos e prepara novos serviços
Com 12 mil metros quadrados de área construída, o hospital possui cinco salas de cirurgia e ainda tem capacidade para ampliação. Crédito: Jhon Willian Tedeschi
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

História, inovação e desafios marcam os 94 anos do Hospital de Estrela, celebrados nesta sexta-feira, 14. A casa de saúde é a mais antiga do Vale do Taquari, criada pelas Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã para atender a demanda da comunidade. Para comemorar a data, a programação de aniversário conta com uma cerimônia com os funcionários, almoço e bênção religiosa.

Mantida pela Associação Franciscana de Assistência à Saúde, o hospital conta, hoje, com quase 600 profissionais e contabiliza cerca de 4,5 mil cirurgias, 5,5 mil internações e quase 830 partos por ano. Com 12 mil metros quadrados de área construída, o hospital possui cinco salas de cirurgia e ainda tem capacidade para ampliação. “Isso nos dá capacidade para avançar ainda mais nesses projetos regionais”, destaca Johnnie Locatelli, gerente administrativo da instituição.

Fundada em 14 de abril de 1929, com o nome Casa de Saúde Estrelense, a instituição passou por diferentes gerências e ampliações. Crédito: Arquivo

Daqui para frente

Para atender as necessidades de saúde e as mudanças na área, um dos objetivos do hospital é buscar qualificação em especialidades como a traumato ortopedia, considerada uma carência no Vale. A instituição passa por estudos técnicos para começar a especialização.

No próximo mês, uma clínica integrada ao Hospital de Estrela também será inaugurada. “Novos serviços estão sendo estudados para serem implantados no hospital”, ressalta Locatelli. Além disso, a casa de saúde possui convênio com 10 municípios do Vale, com atendimento a cerca de 100 mil pessoas.

De acordo com a gerente assistencial do hospital, Graciela Scherer, uma das principais preocupações da instituição é a prevenção de doenças e a atenção à saúde materna e infantil. “Quando se trata de crianças a gente tem um olhar muito especial”, ressalta. Desde o início deste ano, a Rede de Saúde Divina Providência (RSDP) é oficialmente a administradora do hospital que conta, hoje, com recursos de diagnóstico, tratamento e reabilitação.

94 anos de história

Fundada em 14 de abril de 1929, com o nome Casa de Saúde Estrelense, a instituição, naquele início, possuía 25 leitos para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos e pediátricos. Desde a inauguração, o hospital passou por ampliações à medida em que a população aumentava e incluiu no quadro de funcionários, cada vez mais profissionais especializados.

Devido a mudanças no sistema de saúde e outras dificuldades administrativas, a partir de 1984, a mantenedora optou por uma assessoria administrativa especializada em gestão hospitalar, que assumiu a instituição por dez anos.

As irmãs só voltaram à gestão do hospital em 1º de julho de 1997, quando a entidade contava com 46 leitos, era descredenciada do SUS e possuía melhorias a serem implementadas. Com o tempo, criou-se um ambiente para atendimento integral e universal. Com o retorno das irmãs, também foram retomados os investimentos, o atendimento ao SUS e a antiga filosofia de trabalho.

Já em 1999, para facilitar a gestão e prestação de contas junto ao governo, a mantenedora optou por desmembramentos, criando a Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Afras).

A instituição passou por muitas reformas e adequações, em especial nas acomodações, visando o conforto e segurança dos pacientes. Nos últimos anos, foram remodeladas duas unidades clínicas, uma para atendimento de convênios e particularidades e outra para atendimento SUS, oferecendo ainda espaço exclusivo para pacientes de Saúde Mental.

 

 

Crédito: Arquivo

Acompanhe
nossas
redes sociais