Há 20 anos, 31 mil carros em Lajeado

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, 31 mil carros em Lajeado

Por

Em 2003, a cidade tinha uma frota de 31 mil veículos, com uma população de pouco mais de 60 mil pessoas. Há 20 anos, era quase 1 veículo a cada duas pessoas. Duas décadas depois, o cenário mudou um pouco. Conforme o censo preliminar do IBGE, Lajeado tem cerca de 97 mil habitantes. A frota de veículos, calculada pelo Sinatran, chega a 76 mil. Hoje, temos 1 carro a cada 1,27 habitante.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Festa Campeira em Santa Clara

Há 20 anos, mais de três mil pessoas passavam pelo CTG Bomba de Prata, em Santa Clara do Sul. A segunda edição da Festa Campeira era organizada pelo CTG, em parceria com o Piquete Cavaleiros da Tradição. Uma gincana da juventude gaúcha reuniu mais de 800 participantes, que disputaram provas campeiras, como tiro de laço, montaria em touro e corrida do couro.

Conforme o patrão do CTG, Vanderlei Knop, mais conhecido como Teko Canhoto, a ideia era realizar a festa todos os anos, para integrar os CTGs e movimentar a comunidade.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


HÁ 50 ANOS

Aeroclube do Vale

Mais uma vez, o aeroclube era notícia no Vale do Taquari. Com a construção do Porto de Estrela, a antiga pista e o hangar do clube precisavam mudar de local. Na época, Estrela e Cruzeiro do Sul (apoiada por Lajeado) disputavam as futuras instalações da pista de pouso. Em Estrela, a ideia era erguer o novo aeroclube na Linha São José, nas proximidades da sede da AABB, que naquele tempo estava em construção.


Enquanto isso…

Construção da Itaipu – O governo do Brasil confirmava a assinatura do acordo de construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu no fim do mês de abril. Chamado de Tratado de Itaipu, ele definiu o aproveitamento hidrelétrico do Rio Paraná pelo Brasil e pelo Paraguai e foi assinado em 26 de abril de 1973. A construção da hidrelétrica em si só começou em janeiro de 1975.

Reprodução

Acompanhe
nossas
redes sociais