Escrevendo sem  saber sobre o  que escrever

Opinião

Carlos Cyrne

Carlos Cyrne

Professor da Univates

Assuntos e temas do cotidiano

Escrevendo sem saber sobre o que escrever

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Escrever um texto para o jornal pode ser considerado um desafio em si mesmo. Mas, quando se trata de escrever sem ter ideia do que escrever, a tarefa pode parecer impossível. A pressão aumenta quando o prazo da entrega está finalizando (o que está ocorrendo no exato momento em que estou escrevendo). É nesse momento que o desespero toma conta e a mente se torna um vazio criativo.

A primeira reação é tentar fugir da situação. Olhar pela janela, checar as redes sociais, ler as notícias do dia, mas quanto mais se foge, mais o tempo se esvai. Então, é preciso enfrentar a realidade e encarar o desafio. A ansiedade toma conta e as ideias parecem desaparecer. Fica-se na frente da tela do computador, olhando para a tela em branco, tentando formular algo que faça sentido. A pressão do tempo aumenta a cada segundo e a sensação de bloqueio é angustiante. Vem a mente o questionamento: por que eu aceitei esse trabalho?

É preciso respirar fundo e tentar encontrar inspiração em algum lugar. Vale tudo, pedir ajuda aos amigos, fazer um brainstorming, escrever qualquer coisa que venha a mente (correndo o risco de ter de deletar logo em seguida) mesmo sem preocupar-se com a coesão do texto (melhor um rascunho ruim do que nada). No final das contas, escrever sem ideia pode ser uma experiência desafiadora (afirmo que é), mas com um pouco de persistência e criatividade é possível encontrar uma saída e entregar um texto de qualidade (deixo para os leitores julgarem, pois eu não fiquei satisfeito).

Acredito que seja prudente não escrever sobre um tema que não se tenha conhecimento, pois pode-se incorrer em vários riscos. Em primeiro lugar, a falta de domínio sobre o tema pode resultar em informações imprecisas ou enganosas e isso pode ser especialmente problemático quando se trata de áreas sensíveis ou controversas. Além disso não há um aprofundamento da discussão permanecendo, invariavelmente no senso comum.

Em terceiro lugar corre-se o risco de perder a credibilidade entre os leitores, seguindo a falta de conhecimento pode levar a uma compreensão inadequada do tema em questão o que dificulta a compreensão e a comunicação efetiva podendo levar a mal-entendidos entre quem escreve e quem lê. Sendo assim, paro por aqui, antes que comece a cair em contradição, afinal de contas não sei sobre o que estou escrevendo.

Acompanhe
nossas
redes sociais