Polícia Civil define espaço dedicado ao atendimento às  mulheres vítimas de violência

CRUZEIRO DO SUL

Polícia Civil define espaço dedicado ao atendimento às mulheres vítimas de violência

Sala das Margaridas será construída junto ao prédio atual. Em dois meses deste ano, a delegacia contabilizou 13 registros relacionados à agressões, ameaças e feminicídios

Por

Atualizado quarta-feira,
12 de Abril de 2023 às 08:13

Polícia Civil define espaço dedicado ao atendimento às  mulheres vítimas de violência
Projeto conta com a parceria do poder público. Adequações do local iniciaram, mas não há previsão de conclusão. Crédito: CARINE ELY/divulgação
Cruzeiro do Sul
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Presente em mais de 50 delegacias do estado, a Sala das Margaridas deve se tornar realidade também em Cruzeiro do Sul. O objetivo da Polícia Civil é de implantar este espaço destinado ao atendimento de mulheres vítimas de violência na própria delegacia na rua Santa Maria.

Considerada uma das principais políticas públicas da Polícia Civil no enfrentamento da violência doméstica e familiar, a Sala das Margaridas visa oferecer um ambiente mais acolhedor para que as vítimas possam registrar suas ocorrências policiais.

Para a execução do projeto, a polícia conta com o apoio do governo municipal. De acordo com a delegada, Dieli Caumo Stobbe, titular desde novembro, a ideia é garantir a privacidade e respeito às mulheres durante o relato das situações vividas. A montagem da sala está em fase de execução, mas não há previsão de entrega e inauguração. “A intenção é fazer isso o mais breve possível”, opina.

O assunto é tratado desde o início de abril entre Polícia Civil e Executivo. Uma reunião entre o prefeito João Henrique Dullius e o secretário de Administração e Finanças, Leandro Luis Johner acertou a parceria na execução do projeto.

Desde então, iniciou-se a reforma de uma sala da DP. No local, mais reservado, será possível encaminhar o registro de ocorrência imediatamente e se necessário pedido de medidas protetivas junto ao Judiciário, que tem até 48 horas para deferir o pedido.

Hoje todos os crimes, incluindo os de violência contra mulher, são registrados em salas regulares da delegacia ou no balcão de ocorrências.
No Vale do Taquari, a Polícia Civil possui a Sala das Margaridas em Arroio do Meio, inaugurada em dezembro, e outras duas salas especializadas em Fazenda Vilanova e Lajeado. Em Encantado o projeto está em fase de conclusão, sob a titularidade do delegado Alex Assmann.
Aos finais de semana os atendimentos são direcionados à Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) de Lajeado, que funciona 24 horas por dias.

Números

No estado, entre janeiro e março de 2023, foram registrados mais de 10 mil crimes relacionados a violência contra mulher. Em Cruzeiro do Sul, foram 13 ocorrências entre ameaças, lesões corporais, estupro e feminicidios. Os números são do Departamento de Planejamento e Integração do Observatórios Estadual da Segurança Pública.

Índices criminais

13 – Crimes relacionados à violência contra mulher

10 – Ameaças

2 – Lesões corporais

1 – Feminicídio consumado

*Fonte – Secretaria Estadual de Segurança Pública

Período – 1º de janeiro à 1º de março de 2023

Acompanhe
nossas
redes sociais