Não podemos ser  vencidos pelo medo

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

Não podemos ser vencidos pelo medo

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Quanto mais o medo é disseminado, mais pessoas boas e sensatas ficam preocupadas com o avanço da violência. As brigas de facções, mortes, ameaças e episódios em escolas mudou o cenário de Lajeado e região na última semana. O susto foi maior do que os fatos, que ocorreram sim, mas junto fake news para ajudar a ampliar os acontecimentos. A realidade é que muitas famílias estão em pânico, com medo de deixar seus filhos irem as aulas, medo de sair para jantar e ir aos parques.

Até mesmo as calçadas tomadas por boêmios nas madrugadas do final de semana ficaram vazias. É hora de trabalharmos para que tragédias evitáveis não se repitam. Não podemos permitir, no entanto, que as escolas virem cenários de policiamento armado. E que tenhamos que ficar trancados dentro de casa. Por mais que o temor ocorra, nossos espaços públicos não podem ser dominados pelo medo e pela tragédia. Precisamos ouvir especialistas e adotar políticas concretas de prevenção. E confiar no trabalho da polícia.


Relato

Conversei com uma diretora de escola estadual nesta semana. Não sabe como acalmar os pais, preocupados com notícias e fatos recentes. Parte dos alunos não retornou ao educandário nesta semana. Os pais, antes críticos das aulas online, agora querem a volta do modelo adotado na época de pandemia. É o medo que impera. Fomentado por fatos isolados e distantes da realidade geral das nossas escolas. Não temos como evitar que episódios como o registrado em Blumenau nunca mais ocorram. Nem com todo aparato de segurança ou policiamento ostensivo. Há necessidade de mudança de comportamento da sociedade em que vivemos.


Exagero

A mídia mudou a conduta em relação à cobertura de tragédias como a de Blumenau, especialmente rádio e televisão. Mas ainda há exageros. Ficam batendo na tecla por dias seguidos. Notícia recorrente leva mais sofrimento aos envolvidos. Nem falo nas redes sociais, que também têm muita culpa em cartório.


Contra

A oposição vai lançar um livro sobre os 100 dias do governo Lula. O título será “De volta à cena do crime – O retorno do PT ao Planalto”. O autor é o deputado federal Tenente Coronel Zucco (Rep-RS).


Vigias

Vereador Tiago Toldo (União Brasil) encaminhou solicitação para que a prefeitura faça concurso para vigia nas escolas de Anta Gorda. O parlamentar está preocupado com a onda de violências nas escolas pelo Brasil. Hoje, uma realidade ainda distante das escolas de Anta Gorda.


Bancada federal

Deputado Carlos Gomes (Republicanos) é o coordenador da bancada federal gaúcha no Congresso em 2023. No ano passado foi Giovani Cherini (PL). Em 2024, será Dionilso Marcon (PT); em 2025, Marcelo Moraes (PL); e em 2026, Afonso Hamm (PP).


Inacreditável

Em reunião com autoridades, uma advogada do Twitter disse que um perfil com foto de assassinos de crianças não violava os termos de uso da rede e que não se tratava de apologia ao crime. Por isso as redes são uma terra sem dono. Lamentável.


Curiosidade

Toda vez que converso com amigos de fora, ouço a mesma pergunta: “tu já visitou o Cristo de Encantado?”. Respondo sempre que sim e convido para conhecerem. Por mais que milhares de pessoas já tenham frequentado o local, ainda temos muitas que mantêm o desejo de poder ir até lá. É um fenômeno sem estar pronto, imagine depois que for concluída a estrutura do entorno.

Crédito: Fábio Kuhn

Acompanhe
nossas
redes sociais