Franceses produzem vinho em Colinas, na Vinícola Vivente

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Franceses produzem vinho em Colinas, na Vinícola Vivente

Por

Atualizado terça-feira,
11 de Abril de 2023 às 10:05

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Especialista em vinhos vivos – produzidos com fermentação natural e espontânea – a Vinícola Vivente, de Colinas, recebeu nas últimas semanas a visita de três franceses especialistas na bebida. Os vinhateiros Léa Vigroux, Jean Cristoph Comor vieram ao Vale do Taquari para produzir uma leva de 2 mil garrafas de um Cabernet Franc para a empresa Pardinho Queijos de São Paulo. Com eles, também esteve o escritor, crítico literário e de vinhos do jornal Le Fígaro, Sebastien Lapaque.

Conforme o sócio da Vivente, Micael Eckert, este é o terceiro ano em que Léa e Comor produzem vinhos na vinícola, o primeiro após o período de pandemia. “Trocamos experiências e aprendemos bastante com eles, que elogiaram a nossa evolução nesses últimos dois anos.”

Os vinhos e espumantes produzidos pela Vivente são reconhecidos mundialmente e integram as cartas dos melhores restaurantes brasileiros e do exterior. Em fevereiro, a empresa apresentou um rosé para brindar os cem anos do Copacabana Palace, em jantar comemorativo preparado pelos chefs Pía Leon e Virgilio Martinez do restaurante Central – escolhido o segundo melhor do mundo e o melhor da América Latina na lista do World’s 50 Best Restaurants 2022.

Crédito: Divulgação


Charrua lança gasolina aditivada com tecnologia alemã

O grupo Charrua lançou na semana passada a Charrua Plus – gasolina aditivada desenvolvida com tecnologia da Basf, empresa alemã líder mundial no setor de aditivos. A fórmula exclusiva foi desenvolvida para prover uma série de benefícios ao motor dos automóveis. O produto impede a formação de crosta de carbono, deixando limpos os bicos injetores, válvulas e câmaras de combustão, proporcionando melhora máxima ao veículo já a partir do terceiro abastecimento.

O combustível ganhou identidade visual diferenciada na cor azul, para se diferenciar das cores tradicionais da Charrua. A campanha de divulgação inclui a distribuição de folder explicativo sobre o produto e aqueles que abastecerem a partir de 25 litros ganham um aromatizador.


Sindilojas-VT debate inteligência artificial

Um dos assuntos que dominam o debate tecnológico, o Chat GPT e as ferramentas de inteligência artificial (IA) foram tema de evento promovido pelo Sindilojas Vale do Taquari. Consultor e professor universitário, Jackes Hech falou sobre o funcionamento da aplicação que se tornou conhecida pela precisão com que responde perguntas, elabora textos, escreve linhas de programação, entre outras ações.

Hech também apresentou exemplos de ferramentas de textos, fotos e vídeos. “São ferramentas que funcionam como uma espécie de assistentes pessoais, facilitando o trabalho”, afirma. O Sindilojas VT e o Senac elaboram curso sobre o tema, que será oferecido em breve para as empresas da região.

Crédito: Divulgação


RÁPIDAS

• Governança corporativa – O Fórum da Mulher Empresária da Acil promove na próxima terça-feira, 18, o café da manhã do mês de abril. O evento terá como palestrante a sócia e diretora da Gota Limpa, Camile Bertolini Di Giglio, que abordará as oportunidades promovidas pela Governança Corporativa as Empresas Familiares. O encontro também tem como convidada a sócia administrativo-financeira da Laticínios do Sul, Alessandra Hollmann, que apresentará o case da empresa. O café da manhã começa às 7h30min, no Salão de Eventos da Acil. As vagas são limitadas e a participação precisa ser confirmada até às 12h do dia 17 de abril.

• Pirulito gigante – A linha de pirulitos gigantes de 25g da Florestal, da marca Flopito Giga, ganha novos sabores. O doce já disponível nos sabores cereja, maracujá, tutti-frutti, uva e energético agora tem versão “Azedinha” e o sabor “Melancia”, além de uma versão de pacote com os sabores sortidos do tradicional pirulito contendo 1,25Kg. O Flopito Giga Azedinho chega ao mercado em pacotes sortidos de 600g com 24 unidades, nos sabores Maçã Verde, Melancia e Morango, com embalagem diferenciada e palito preto – para se diferenciar da versão normal, com palito branco.

Acompanhe
nossas
redes sociais