Páscoa de todo dia

Opinião

Bibiana Faleiro

Bibiana Faleiro

Jornalista

Colunista do Caderno Você

Páscoa de todo dia

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A cada ano, a gente vive as datas comemorativas com festa. Natal, Ano-Novo, Sexta-Feira Santa, Páscoa. A gente sabe que é feriado. Mas nem sempre o porquê. Seja para os cristãos ou para aqueles que alimentam outra ou nenhuma fé, o dia é mais do que chocolates escondidos no quintal. É também um estado de espírito que pode durar o ano todo.

A Páscoa simboliza liberdade, a vida nova, e pode estar nas pequenas coisas. Na saúde de um, no recomeço de outro. Na união de um, no desapego do outro. Na mudança ou na decisão de não mudar.

A bondade de quem nos estende a mão é Páscoa. A coragem para começar algo novo, que nos faz bem, é Páscoa. A nossa doação ao próximo é Páscoa. A nossa fé também o é. É Páscoa tudo aquilo que nos carrega pra frente, ou nos coloca de volta ao chão.

Nas casas das famílias, seja com mesas fartas de peixe ou com latinhas de sardinha e arroz, a Páscoa é momento de partilha e reencontro. Mas também de introspecção. Assim como é costume no fim do ano, a comunidade também utiliza a data para deixar bagagens para traz e dar espaço a novas histórias.

O momento serve para confessar os nossos “pecados”, para que possamos nos perdoar e sermos perdoados. Isso também é recomeço e é preciso desapegar de culpas e pesos sem medo. Te garanto que aliviar as nossas dores desta forma nos faz ter ainda mais vontade de viver.

Nesta Páscoa, que tal se livrar desses pesos também? Não é preciso ir à igreja, mas é preciso conversar com a nossa fé, seja ela qual for. Ser sincero é importante, principalmente com nós mesmos. Depois do perdão, que pode ter um processo lento, a gente sai novinhos para cometer novos erros e acertos, sempre na melhor das intenções.

Acompanhe
nossas
redes sociais