Qual foi sua inspiração para seguir carreira na área da Educação?
Meu ingresso na carreira educacional ocorreu ainda no Ensino Médio. Na época, fui estudar em um colégio interno, onde a única opção era o Magistério. Após concluir a formação, fui atuar em escolas multisseriadas de Progresso como contrato emergencial. Após alguns anos, passei em concurso público onde continuei por vários anos na rede municipal com turmas de Educação Infantil, alfabetização e educação especial.
Como surgiu a ideia em se inscrever no projeto do Estado para produção de material didático complementar?
Soube do processo pelas redes sociais do governo e achei interessante essa iniciativa de professoras-autoras contribuírem no material para o Alfabetiza Tchê, voltado aos estudantes gaúchos na idade certa. Me chamou atenção que os professores selecionados seriam os responsáveis para desenvolver material didático que contribuirá com a rotina pedagógica dos professores das redes públicas municipais e estadual, no processo de alfabetização, e que assegurará a qualidade do ensino e aprendizado de todos os docentes, de acordo com pluralidade de características do estado.
O que representa estar entre os 12 professores selecionados, dos mais de 300 inscritos?
Após o término das inscrições recebi contato da engajadora do time da Nova Escola para marcar uma conversa virtual. Ocasião na qual explanei um pouco sobre a realidade educacional do nosso município, a metodologia que utilizo no fazer pedagógico, material didático utilizado, momentos de planejamento, uso do livro didático nos Anos Iniciais, a opção de trabalhar na rede pública, e percepção sobre a educação.
Quais são as expectativas para este trabalho?
Fiquei muito feliz por ter sido escolhida entre os 318 professores inscritos e dos 42 que foram entrevistados. Esta escolha para mim representa todo o caminho educacional percorrido bem como um momento de construção e contribuição com a educação da região central do RS.
Ao embarcar no time de autores da Nova Escola são muitas as expectativas, novos desafios e novas oportunidades.
Qual é o sentimento em atuar na área do ensino?
Os desafios diários na minha atuação profissional exigem reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, torna-se necessário proporcionar práticas pedagógicas significativas que considerem a singularidade de cada aluno e acima de tudo, que estas representem a realidade onde estão inseridos.