Lukaku não se cala, mas o racismo vence mais uma vez

Opinião

Caetano Pretto

Caetano Pretto

Jornalista

Colunista esportivo.

Lukaku não se cala, mas o racismo vence mais uma vez

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Parece repetitivo, mas um novo caso de racismo na Europa mostrou que infelizmente os criminosos saem impunes e que o futebol e o esporte em geral ainda são coniventes com atos tão cruéis.

No clássico contra a Juventus, Lukaku, da Inter de Milão, relatou ofensas racistas vindas da arquibancada. Os torcedores rivais ofendiam e imitavam macacos para ele. O belga marcou um gol, comemorou direcionado à torcida rival (foto) e levou o segundo amarelo. O árbitro entendeu como uma provocação e expulsou o jogador.

O entendimento é que Lukaku teve uma ação antidesportiva. Veja bem. Torcedores o chamam de macaco, e o jogador é que é punido. Mais uma vez.
O atacante não abaixou a cabeça. Mesmo punido, não se calou e fez um pronunciamento nas redes sociais. “A história se repete. Passei por isso em 2019, e em 2023 novamente. Espero que desta vez a liga realmente tome atitudes de verdade porque este belo jogo deve ser apreciado por todos. Obrigado pelas mensagens de apoio. F*da-se o racismo!”

Após análise do júri desportivo, Lukaku terá de cumprir um jogo de suspensão pelos acontecimentos onde o belga foi vítima de racismo. Não disputará o jogo de volta do confronto por “conduta não regulamentar em campo e comportamento antidesportivo em relação a adversário”. O racismo venceu
mais uma vez.

DIVULGAÇÃO


Dense vai bem na pré-temporada

Confesso que inicialmente não estava animado com o Lajeadense para a temporada. Sem disputa da Copa FGF, o clube focará todas as atenções na Divisão de Acesso e não parecia estar montando um time muito bom. Acho que estava errado. Os treinos e jogos que acompanhei na pré-temporada foram animadores.

O Dense tem novamente um elenco jovem, mas conseguiu somar peças experientes e de características que faltaram nos últimos anos. Um volante experiente, um atacante alto e forte, opções para o banco de reservas. As duas últimas temporadas foram extremamente positivas, com campanhas que encerram no terceiro lugar. Faltou o detalhe para conseguir o acesso. Pode até ser que o elenco desse ano não chegue tão longe, mas o potencial ele tem.

Acompanhe
nossas
redes sociais