Campanha de vacinação contra a gripe inicia segunda

SAÚDE

Campanha de vacinação contra a gripe inicia segunda

Meta da Secretaria de Saúde do RS é imunizar 90% dos grupos prioritários, ou 3,6 milhões de pessoas

Por

Atualizado quinta-feira,
06 de Abril de 2023 às 21:04

Campanha de vacinação contra a gripe inicia segunda
Crédito: Divulgação
Estado

Tem início na próxima segunda-feira, 10, a campanha de vacinação contra gripe influenza no Rio Grande do Sul. No Estado, o público-alvo é de mais de 5 milhões de pessoas. Diferentemente das últimas edições, a estratégia deste ano é que a vacinação seja em etapa única, ou seja, sem escalonamento dos grupos elegíveis.

Essa orientação pode ser adaptada pelos municípios, conforme a estrutura, as condições e os cronogramas propostos localmente. A Secretaria da Saúde (SES) já efetuou a distribuição de 828 mil doses aos municípios. Novos repasses estão previstos ao longo das próximas semanas, conforme a chegada dos lotes encaminhados pelo Ministério da Saúde.

A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários das crianças, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde. Somados, esses grupos representam cerca de 3,6 milhões de pessoas nas populações estimadas. Para os demais públicos elegíveis, que totalizam mais 1,4 milhão de pessoas, serão disponibilizadas as doses – porém, sem estipulação de cobertura a ser atingida.
Meta da Secretaria de Saúde do RS é imunizar 90% dos grupos prioritários, ou 3,6 milhões de pessoas

“A vacinação é uma das medidas de prevenção contra a doença, suas complicações e os óbitos. Além disso, contribui para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, explica a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri.

Dia D

Junto ao Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/RS), a SES pactuou a realização do Dia D da campanha em 6 de maio. Na data, haverá postos abertos de forma extraordinária para a vacinação. Nacionalmente, o Ministério da Saúde não estipulou essa data de mobilização, cabendo a definição a cada Estado.

O Rio Grande do Sul (assim como os demais Estados) tem registrado uma diminuição na procura pela vacina contra a gripe influenza. Nos últimos cinco anos, apenas em 2020 foi alcançada a meta de ao menos 90% de cobertura, sendo que o ano passado foi o de menor índice na série histórica.

Acompanhe
nossas
redes sociais