Há 20 anos, Ginásio no Rui Barbosa

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, Ginásio no Rui Barbosa

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A comunidade de Arroio do Meio inaugurava, finalmente, o Ginásio Municipal de Esportes de Rui Barbosa. As obras de construção tinham iniciado em 1996, mas ficaram paradas por seis anos, e só foram retomadas em 2002. Na inauguração, moradores e autoridades compareceram e o coral da Escola Princesa Isabel se apresentou.


Filantropia na Slan

O Jornal O Informativo noticiava que a Sociedade Lajeadense de Auxílio aos Necessitados (Slan) reafirmava sua condição de entidade filantrópica após dois anos. Com as mudanças na legislação no início dos anos 2000, a entidade corria o risco de perder os benefícios.

Como entidade filantrópica, a Slan tinha isenção nos impostos e recebia recursos públicos. A instituição estava registrada no Conselho Nacional de Assistência Social (Cnas) desde 1959. Em 2003, a Slan atendia cerca de 530 crianças e tinha como presidente Lenira Müller Klein e como vice Ítalo Reali.

Reali e Lenira junto do então deputado Enio Bacci (c), que atuou na renovação da filantropia da Slan. Crédito Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Origem africana – Pesquisas da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, sugeriam que o berço da civilização humana moderna teria sido o leste da África. A análise do DNA das tribos da Etiópia e Tanzânia mostrava uma linhagem bastante antiga.


HÁ 50 ANOS

Novo prédio para a Escola José Bonifácio

Localizada na comunidade de Beija-Flor, em Costão, Estrela, a escola inaugurava um novo prédio, com duas salas de aulas e secretaria. Na ocasião, estavam presentes o prefeito Gabriel Mallmann, o ex-prefeito Bertholdo Gausmann, o professor Lothar Rückert e o Cônego Hugo Volkmer.
Conforme registros, as origens do educandário remontam a 1890. A fundação oficial da Escola Particular José Bonifácio data de janeiro de 1939. A instituição existe ainda hoje e está localizada às margens da RS-129.

O município assumiu a escola em 1998 e, há pouco mais de 20 anos, foram inaugurados mais prédios no local. Crédito: Reprodução


Enquanto isso…

Estádio do Corinthians – Cinquenta anos atrás, Vicente Matheus era eleito presidente do clube paulista. Entre os planos da sua gestão, estava a construção de um estádio para o Corinthians. Em 1978, o governo de São Paulo aprovou a concessão de uma área de 197 mil metros quadrados por 90 anos, mas o estádio não saiu do papel. Às vésperas do centenário do clube, em 2010, o projeto da Neo Química Arena foi oficializado.

Acompanhe
nossas
redes sociais