Free flow na 386?

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Free flow na 386?

Por

O recente aumento na tarifa de pedágio da BR-386 – 11,5% a partir de sexta-feira – potencializou ainda mais o anseio regional pela implantação do modelo automático de cobrança, o chamado free flow. Hoje o trecho com pouco mais de 100 quilômetros entre Lajeado e Porto Alegre possui duas praças.

Um fardo pesado para os motoristas do Vale do Taquari, e um prejuízo e tanto para a competitividade dos nossos produtos e empresas. Apesar do entusiasmo com o bom andamento das obras de duplicação e ampliação da pista no trecho urbano entre Estrela e Marques de Souza, especialmente, a impressão ainda é de injustiça diante destes dois pedágios que nos separam da capital gaúcha. E tal injustiça poderia ser mitigada com um conceito mais moderno de cobrança. Um conceito com potencial para “democratizar” ainda mais o custeio das necessárias obras.

Crédito: CCR/Divulgação

 


Schneider retorna ao MDB

Prefeito de Estrela, Elmar Schneider voltou de forma oficial para o MDB. O ato de filiação ocorreu na noite de ontem, no Estrela Palace Hotel. O evento contou com a presença do vice-governador, Gabriel Souza, do deputado federal, Alceu Moreira (MDB), e do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. Além de outros agentes públicos e privados do município, do Vale do Taquari e do Estado. “Schneidinha” demonstra, acima de tudo, que possui grande prestígio entre dirigentes políticos de diversos escalões. Em tempo, a candidatura dele à assembleia legislativa em 2026 parece cada vez mais consolidada.


MP investiga a traumatologia

O Ministério Público da Comarca de Arroio do Meio instaurou inquérito civil para apurar “a demora no encaminhamentos para alta complexidade dos atendimentos oncológicos e de traumatologia dos municípios de Coqueiro Baixo e Nova Bréscia”. É bom lembrar que o Vale do Taquari debate a implantação de uma referência em traumato no Hospital de Estrela.


Vara Empresarial na Serra

A especialização de Unidades Judiciárias para atender só determinadas matérias foi uma estratégia adotada de forma pioneira pelo Judiciário gaúcho, com ótimos resultados alcançados ao longo do tempo. Nesta semana, o TJ/RS inaugurou a Vara Regional Empresarial da Comarca de Caxias do Sul, que abrangerá mais 23 Comarcas da Serra Gaúcha localizadas em Antônio Prado, Bento Gonçalves, Bom Jesus, Canela, Carlos Barbosa, Dois Irmãos, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Igrejinha, Nova Petrópolis, Nova Prata, Parobé, Portão, São Francisco de Paula, São Marcos, São Sebastião do Caí, Taquara, Três Coroas, Vacaria e Veranópolis. Entre as competências da Vara, processos relativos à Direito de Empresa, sociedades anônimas, propriedade industrial e concorrência desleal, franquia, falências, recuperações judiciais, entre outras.


Sinalização no aeródromo

A Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log) assinou contrato com a Carlão Comunicação Visual Ltda para aquisição de placas de sinalização para o Aeródromo Regional. Ainda é um investimento irrisório perto das diversas necessidades daquele espaço. Desde a reabertura para pousos e decolagens, agentes públicos e privados debatem formas e valores para ampliação e pavimentação (com asfalto) da pista. E, por ora, há poucas expectativas de avanços. Paralelo a isso, avançam as negociações para a construção de um aeroporto 100% privado na cidade.


Engenheiro de Tráfego

A cidade de Lajeado poderá contar com um Engenheiro Civil com Especialização em Engenharia de Tráfego. Sim, uma cidade com quase 100 mil habitantes já deveria ter um especialista em trânsito. Mas antes tarde do que mais tarde. O projeto de lei para autorizar a contratação efetiva do novo servidor para a Secretaria de Planejamento já foi protocolado na câmara de vereadores. “As demandas relativas à mobilidade urbana passarão a ser atendidas por especialista, propiciando, notadamente, maior segurança à nossa comunidade”, cita o texto da matéria legislativa.


TIRO CURTO

• Uma das poucas vozes de oposição em Estrela, o vereador Volnei Zancanaro (União Brasil) está numa “sinuca de bico”. Afinal, a presidente do diretório municipal do União Brasil é Carine Schwingel, atual secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade. E ele já ficou “de lado” em um recente evento promovido pela sigla.

• O governo de Estrela anuncia para o início de agosto, no complexo portuário, a 1ª Feira PET.

• A assembleia do Codevat, inicialmente marcada para o dia 10 de abril, foi protelada. A nova data do encontro ainda será definida pela atual diretoria, que segue em busca de atores para compor a próxima gestão. Em tempo, Luciano Moresco deve ser reconduzido à presidência da entidade.

• Prefeito de Estrela, Elmar Schneider (MDB) sancionou o projeto de lei da vereadora Tiane Cagliari (PV) que Institui o Festival do Chucrute e o grupo de dança como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Estrela. E uma curiosidade. Em 2006, Schneider era deputado estadual e apresentou projeto de lei para declarar o festival um “patrimônio cultural do Estado do Rio Grande do Sul”.

• Na câmara de Lajeado, a Comissão Especial criada para atualizar a Lei Orgânica convocou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, André Bücker, para discutir artigos relacionados a política agrícola, desenvolvimento comercial e de serviços.

• Agentes do Pro_Move sentiram falta da equipe de comunicação do Executivo de Lajeado durante o Demoday, evento realizado na noite de segunda-feira e que apresentou as três startups finalistas do Acelera 2.0. O fato chamou a atenção, reforço. Afinal, a política pública voltada à inovação necessita de muita divulgação para engrenar. Assim como outras ações governamentais, claro.

• Cristiano Zanin permanece por, no mínimo, mais dois meses à frente da Agência de Desenvolvimento e Inovação Local (Agil). A decisão foi tomada ontem, durante reunião com conselheiros e mantenedores da Agil, na sede da Acil, em Lajeado.

• O governo de Encantado encaminha projeto de lei à câmara para permitir a venda e alienação de imóveis públicos. O objetivo é angariar recursos para construção de um parque industrial na cidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais