As portas do Museu Bruno Born estão abertas para receber a comunidade na segunda edição da “Noite no Museu”. O evento é nesta quarta-feira, 5, das 18h à meia-noite, com atividades na Casa de Cultura de Lajeado. Além de aproximar o público da história da cidade, o momento também marca os 41 anos do museu.
“Queremos que a comunidade tenha acesso a essas ações culturais, além de oportunizar a visitação em um horário diferente”, destaca o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel.
A primeira atividade da noite será a abertura da exposição “Universo de Gesto e Cor”, de Isabel Ferreira, a partir das 18h30. A programação segue com o bate-papo “Histórias e Memórias”, com os escritores José Alfredo Schierholt e Ana Cecília Togni, organizado pelo Arquivo Histórico Municipal.
Mais tarde, às 20h30, ocorre a visita guiada pela Casa de Cultura e pelo museu. A partir das 21h, será apresentado o projeto Sacada Cultural com os alunos de música da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e, às 22h, intervenções com os alunos das oficinas de teatro.
O Museu Histórico Municipal Bruno Born ficará aberto para visitação até a meia-noite. A atividade é gratuita e aberta à comunidade, sem a necessidade de inscrições prévias. Mais informações podem ser conferidas na Casa de Cultura de Lajeado, pelo telefone (51) 3982-1081 ou pelo WhatsApp (51) 99613-5839.
Exemplo nas capitais
A ideia do evento surgiu no ano passado, quando a então coordenadora do Museu Bruno Born encontrou um documento reconhecido como um decreto assinado pelo prefeito da época, Darci Corbellini, sobre a criação do museu, em 5 de abril de 1982. No ano passado, a instituição completou 40 anos e recebeu a primeira edição da atividade.
“Já tínhamos visto iniciativas parecidas nas capitais de passar a noite no museu e pensamos em fazer a mesma coisa por aqui. Está sendo um sucesso”, destaca a coordenadora da Casa de Cultura de Lajeado, Ana Paula Vieira Labres.
História do museu
Localizado em três salas da Casa de Cultura, o Museu Bruno Born possui objetos de áreas como agricultura, culinária, dia-a-dia da casa, materiais escolares, vestimentas e objetos de grupos étnicos. Também possui uma coleção de materiais de trabalho de viajantes, médicos, dentistas, máquinas de escrever e câmeras fotográficas.
Com o nome “Museu de Lajeado”, a instituição foi criada em 5 de abril de 1982 e, em 1994, recebeu o nome “Museu Histórico Municipal Bruno Born”. De 1994 até 1998, o museu funcionou no Parque do Engenho, mas devido à umidade do ambiente, foi deslocado para a Casa de Cultura. Entre os itens curiosos, o museu possui uma batedeira manual feita em madeira e um escorredor de massa feito de cerâmica.
Programação
18h – Abertura da Casa de Cultura para visitação
18h30 – Abertura da exposição “Universo de Gesto e Cor”, de Isabel Ferreira
19h – Bate-Papo “Histórias e Memórias” com José Alfredo Schierholt e Ana Cecília Togni – Organização: Arquivo Histórico Municipal
20h30 – Visita Guiada à Casa de Cultura e ao Museu Histórico Municipal
21h – Sacada Cultural com os alunos das oficinas de música da Secel
22h – Intervenções teatrais com os alunos das oficinas de teatro da Secel
Até meia-noite: Museu aberto para visitação