Polícia investiga mensagem no banheiro de escola em Lajeado

SEGURANÇA NA EDUCAÇÃO

Polícia investiga mensagem no banheiro de escola em Lajeado

Guarnição da Brigada Militar faz segurança e Polícia Civil apura responsável. Cerca de 50% dos alunos não comparecem nesta terça-feira, 4

Por

Atualizado terça-feira,
04 de Abril de 2023 às 11:15

Polícia investiga mensagem no banheiro de escola em Lajeado
Foto: Henrique Pedersini
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Polícia Civil investiga a autoria de uma mensagem na porta de um banheiro na Escola Sinodal Conventos, em Lajeado. Nesta segunda-feira, 3, a imagem com a escrita “Massacre 04/04” foi compartilhada entre pais e mobilizou a comunidade escolar.

Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira, 4, uma guarnição da Brigada Militar faz a segurança da instituição, localizada na Rua Pedro Theobaldo Breitenbach. Policiais rondam a escola. Conforme os agentes, o ambiente é tranquilo e nenhuma alteração foi identificada.

A escola informou que cerca de 50% dos alunos não compareceram às aulas hoje. Desde que tomou conhecimento do fato, atua para descobrir os responsáveis e na repressão do ato.

A foto da porta com a mensagem chegou a pais de alunos das outras escolas da cidade, que ficaram preocupados e contatam as direções.

Caso em Roca Sales

Situação semelhante aconteceu há algumas semanas em Roca Sales. Uma mensagem com a palavra “massacre” e uma data surgiu na parede de um banheiro. A escola mobilizou os policias que fizeram a segurança do local por alguns dias. Nada foi confirmado.

Foto: Henrique Pedersini

Confira nota da Escola Sinodal Conventos

Prezados Pais!
Pedimos desculpas por não termos nos manifestado antes a respeito do fato da ameaça. Realmente não tivemos condições de atender a todos que enviaram mensagens ou que tentaram falar pelo telefone, a procura de respostas. Ocorreu que, após o intervalo da manhã, do dia 03/04, alguns meninos vieram mostrar o que estava escrito de forma meio ilegível atrás de uma das portas do banheiro masculino: “Massacre dia 04/04/23” ou talvez 01/04. Inicialmente foi verificado e de fato havia essa pequena inscrição, escrito com caneta azul. Esta mensagem foi apagada, justamente para não causar maior tumulto. Acreditamos que os próprios meninos passaram esta mensagem adiante e até para seus próprios pais, o que disseminou o fato. Tentamos verificar algo através das nossas câmeras para descobrir o autor. No entanto, como muitos alunos usam os banheiros, qualquer ação na tentativa de descobrir algo a mais, tornou-se difícil. A direção do colégio e o presidente do Conselho Escolar estiveram no Comando Regional da Brigada Militar – CRPO – VT, em contato com os responsáveis pela inteligência policial com o objetivo de identificar suspeitos. Solicitamos proteção policial no colégio para que as aulas possam transcorrer normalmente, nos próximos dias. Vamos intensificar, em conjunto com a polícia as investigações que nos levem aos autores desta ameaça. Queremos crer se tratar de uma falsa ameaça; uma “brincadeira de mau gosto” ou um trote. Não temos motivos para acreditar que algum aluno, matriculado nesse colégio, possa ter em mente praticar uma atrocidade semelhante, tendo em vista não haver razões para tal. Procuramos primeiramente resolver esses conflitos ou atritos internamente. Hoje, dia 04/04, em conjunto com o Conselho Escolar e corpo docente, tomaremos medidas internas para averiguar eventuais questões que pudessem ter levado a esse fato. Reiteramos nosso total apreço às famílias que depositam confiança no Colégio Sinodal Conventos.

Atenciosamente,
A Direção e Conselho Escolar do CSC

A nota foi emitida na madrugada desta terça-feira, 4. 

Acompanhe
nossas
redes sociais