Parcerias  necessárias

Opinião

Charles Rossner

Charles Rossner

Empreendedor e secretário de turismo de Encantado

Parcerias necessárias

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Nosso Vale observa diversos investimentos pesados em modernização da indústria, produção primária, infraestrutura e turismo. Tudo acontecendo de forma muito rápida e consistente, vejamos a nossa BR-386, por exemplo.

Agora, quando observamos mais atentamente esses investimentos, vemos que quem está fazendo o grosso, é a iniciativa privada. Adentrando no setor do turismo, quase que 100% dos investimentos são da iniciativa privada. Há alguns municípios ensaiando alguns movimentos, mas tudo ainda muito tímido, afinal saúde, educação e segurança ainda consomem quase que 100% dos recursos públicos. E então, como investir no embelezamento de praças, revitalizar os espaços, melhorar a estrutura pública com olhar turístico?

As parcerias público-privadas, também conhecidas como PPPs, têm se mostrado uma excelente ferramenta para impulsionar o desenvolvimento do setor de turismo em diversos países ao redor do mundo. No Brasil, não é diferente. Com a colaboração entre o setor público e privado, é possível criar oportunidades únicas.

As PPPs no turismo envolvem a criação de projetos conjuntos entre empresas privadas e governos locais para promover o turismo em uma determinada região. Esses projetos podem incluir a construção de infraestrutura turística, como hotéis, restaurantes, atrações e centros de convenções. Além disso, as PPPs também podem incluir a promoção e divulgação de uma determinada região, com o objetivo de atrair mais turistas.

As PPPs têm sido bastante eficazes em diversas regiões do Brasil. Um exemplo é a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, que firmou uma parceria com a iniciativa privada para promover o turismo na região das Cataratas do Iguaçu. Com a parceria, foram construídos novos hotéis e atrações turísticas, além de serem realizadas campanhas de marketing para promover a região em outros países.

Com isso, todo o estado tem atraído cada vez mais turistas e movimentado a economia local. Além de impulsionar o turismo em diversas regiões, as PPPs também oferecem diversas oportunidades para investidores e empreendedores. Com a parceria entre o setor público e privado, é possível criar projetos inovadores e rentáveis para o mercado de turismo.

Espero que mais parcerias como essas sejam firmadas em nossa região. Nosso Vale possui tanto potencial, que precisa ser explorado do jeito certo, com responsabilidade ambiental, social e econômica, para gerar mais renda, mais riqueza e para que o setor de turismo continue a crescer e se desenvolver em todo o Vale do Taquari.

Rapidinhas:

– Amturvales tem nova diretoria. Um desafio gigante pela proporção que o Turismo do Vale vem tomando;

– Trem dos Vales vai lançar os novos passeios esta semana, em Porto Alegre;

– Rota da Erva Mate, recém relançada, já atrai olhares de diversas regiões do Brasil. Um produto que estava adormecido e reacendeu. Tem muito potencial;

– Os números esperados de turistas na região para o final de 2023 são impressionantes (ou assustadores);

Acompanhe
nossas
redes sociais