“Meu corpo mergulha na tela e nas tintas”

ABRE ASPAS

“Meu corpo mergulha na tela e nas tintas”

Natural de Arroio do Meio, Isabel Ferreira, 61, encontrou na arte uma forma de expressão. Além de abrir o próprio atelier em Porto Alegre, hoje ela também expõe seus trabalhos. Neste mês, a Casa de Cultura de Lajeado recebe algumas telas da artista plástica, com a exposição “A liberdade do gesto na pintura”.

Por

“Meu corpo mergulha na tela e nas tintas”
Foto: Nilton Santolin
Arroio do Meio

Como começou a sua história com a arte?

Iniciei a carreira artística em 2015, com pinturas acadêmicas e figurativas. Em 2017, iniciei os estudos no Atelier Livre Xico Stockinger, em Porto Alegre e fiz cursos no Rio de Janeiro.

Como é o seu processo criativo?

É livre. Uso as dimensões do meu gesto para me expressar. Além do meu próprio corpo, utilizo materiais maiores, como escovão, pincéis grandes e as mãos. Meus gestos são expressivos e com movimentos.

Quais técnicas utiliza?

Uso tinta acrílica, óleo, pastel oleoso sobre telas ou papel e qualquer outro material. Meu fazer artístico, durante a pandemia, tomou um outro rumo. Sai do meu espaço delimitado e das pinturas emolduradas. Em meu atelier, sozinha, busco a cura, a necessidade de pintar, a valorização extrema da pintura como linguagem, redimensiono a figura e desconstruo o modelo tradicional da pintura. Deixei de lado o cavalete, necessito de uma superfície firme, plana, que pode ser o chão ou painéis de madeira fixados na parede. Meu corpo mergulha na tela e nas tintas, restabelecendo os limites da superfície.

Como descreve o seu trabalho?

Minhas pinturas e desenhos transitam no limite entre o moderno e o contemporâneo e resultam em um longo processo de libertação por meio da arte. São trabalhos de grandes dimensões, feitos com gestos livres e que desrespeitam as fronteiras entre as linguagens da pintura e do desenho. Minha temática vem sempre do inconsciente, do momento vivenciado e as pinturas são feitas intuitivamente.

Sobre o que é a exposição na Casa de Cultura?

“A Liberdade do Gesto na Pintura” é uma retrospectiva de trabalhos feitos de 2015 a 2023, com artes na linha do acadêmico e figurativo e os expressionismos abstratos.

Como percebe o espaço que a arte recebe hoje na região, estado e país?

A arte tem tomado uma dimensão maior nestes últimos anos. Temos uma secretária da cultura muito atuante. Temos excelentes espaços expositivos em alguns pontos da cidade de Porto Alegre e no interior do estado, como a Casa de Cultura de Lajeado. No dia 11 de março, inaugurei o meu espaço, o Isabel Ferreira Atelier e Espaço Expositivo, em Porto Alegre, na Rua Congo, 370. Pretendo levar arte para o bairro, vai funcionar como uma espécie de “coworking de arte”, cursos de arte e demais atividades.

Acompanhe
nossas
redes sociais