É preciso compreender  o turismo

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

É preciso compreender o turismo

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O programa Frente e Verso dessa segunda-feira entrevistou o jovem prefeito de Muçum, Mateus Trojan (MDB). Entre outros assuntos, ele reforçou a necessidade de quebrar alguns paradigmas no Vale do Taquari. E uma das principais mudanças está diretamente ligada ao turismo. O gestor foi didático: precisamos acreditar no setor. Pode parecer bobagem, mas a frase faz todo o sentido e precisa servir de alerta para gestores, empresários e sociedade civil em geral.

Mesmo após a consolidação do Cristo Protetor, em Encantado, ainda há muita desconfiança a respeito da importância do segmento para a economia e o desenvolvimento regional. E a ausência de dados para comprovar o impacto positivo dos atrativos e demais ferramentas turísticas alimenta essa conjectura “pessimista”. Diante disso, a Amturvales acerta em cheio ao planejar e iniciar um mapeamento por meio de um Observatório Regional do Turismo. Hoje, por exemplo, a estimativa é de que 3% do PIB da região seja fruto do turismo. Mas o resultado carece de credibilidade.


Estátua do Gaúcho em debate

O projeto do complexo turístico – com estátua gigante de um gaúcho – entre os morros Ventania, Gaúcho e São José divide opiniões em Arroio do Meio. Hoje, a partir das 19h, ocorre uma reunião na Casa do Museu. O encontro foi organizado por moradores que demonstram preocupação com o futuro ambiental e social da cidade. Danilo Bruxel, prefeito, e Áurio Scherer, secretário de Administração, não participam do encontro. Jonas Schwarzer, Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, será o único representante do poder público.

Também devem participar os representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e da Associação dos Profissionais e Empresas da Construção Civil, Setor Imobiliário e Afins de Arroio do Meio (Apreciam). O complexo, cujo projeto também prevê empreendimentos gastronômicos, comerciais e de hotelaria – além de uma fundação ligada à preservação ambiental –, é 100% privado.


Troca-troca em Cruzeiro do Sul

O governo de Cruzeiro do Sul anuncia mudanças no secretariado. Leandro Jhoner assume a Secretaria de Administração e Finanças; Adeíldo de Melo será o Secretário de Assistência Social e Habitação a partir da próxima semana; Sérgio Backes assume a Secretaria de Estradas; Milton Weiler vai para a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente; Paulo do Nascimento assume a Secretaria de Obras; e Paulo Mallmann será o novo Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. O anúncio oficial ocorreu na tarde de ontem.


TIRO CURTO

• Conforme antecipamos neste espaço, no início de fevereiro, o ex-prefeito de Arvorezinha José Scorsatto (PDT) assume como Diretor-Presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS).

LEIA TAMBÉM: José Scorsatto assume presidência da FGTAS

• Após as belíssimas apresentações da Paixão de Cristo, em Imigrante, surgiram burburinhos sobre eventuais multas aplicadas contra motoristas que foram até o Convento São Boaventura. Nas redes sociais, comentários apontavam para mais de 300 infratores flagrados pela PRE. Incomodado, o prefeito da cidade entrou em contato com os órgãos de segurança e afirma: ninguém foi multado.

• Vereador da base do governo, Lorival Silveira (PP) cobra a construção de campos sintéticos nos bairros Planalto e Conservas. Ele quer democratizar o acesso ao esporte nos bairros mais carentes da cidade. E o governo municipal precisa atentar melhor para essas reivindicações.

• Os vereadores Alex Schmitt (PP) e Deolí Gräff (PP) assinam “requerimento ordinário” para enviar um Ofício de Reconhecimento ao promotor de justiça Neidemar Fachinetto, que atuou de 1999 a 2023 na Comarca de Lajeado.

• Também na câmara de Lajeado, o vereador Carlos Ranzi (MDB) solicita envio de ofício à Secretaria de Segurança Pública e Cidadania para intensificar “o monitoramento da Rua Silva Jardim, tendo em vista os frequentes casos de agressão a mulher”.

Acompanhe
nossas
redes sociais