Vamos falar sobre a cidade?

Opinião

Mateus Souza

Mateus Souza

Jornalista e colunista do caderno Lajeado - Um novo olhar sobre os bairros

Vamos falar sobre a cidade?

Por

Atualizado quarta-feira,
14 de Abril de 2023 às 09:03

Lajeado

Faz quase quatro anos que escolhi Lajeado para viver. Um dos tantos novos moradores que, a cada ano, chegam ao município em busca de qualidade de vida, de um bom emprego, estudo ou até mesmo para empreender. Em 12 anos, a população aumentou em 26 mil. É como se uma Taquari inteira migrasse para Lajeado. Números impressionantes, que dão conta do desafio aos gestores públicos para o futuro. O planejamento precisa ser pensado a longo prazo. E os bairros, cada um com peculiaridades e demandas específicas, necessitam de atenção. É por isso que lançamos este projeto. Enquanto veículo de comunicação, também é nosso papel ser a voz das comunidades, buscar soluções e discutir os caminhos para um desenvolvimento ordenado e igualitário. Esse espaço também é de você, leitor.

Colunista Mateus Souza

Origens

Iniciei no jornalismo cobrindo assuntos de bairros na minha terra natal, Cachoeira do Sul. Fiz de tudo um pouco e conheci locais onde nunca havia colocado meus pés até então. No A Hora, vivi um momento semelhante. Por seis meses, produzi reportagens ao Mapa da Cidade. Aquele trabalho foi importante para a minha consolidação profissional e até pessoal em Lajeado. Hoje, tenho uma noção maior do tamanho, da grandiosidade e também dos desafios e gargalos do município. Mas ainda tem muito chão para conhecer. Muitas pessoas a serem ouvidas. Muito a ser explorado. Será um período de aprendizados diários e novos desafios.

Retomada nos bairros

Três anos atrás, encerrávamos o projeto “Mapa da Cidade”, iniciado em 2017 sob a coordenação do Rodrigo Martini (hoje diretor de Conteúdo Editorial do A Hora). A última edição do caderno semanal circulou em 19 de março. No mesmo dia, o governo de Lajeado anunciava o fechamento do comércio e de diversos setores da economia local por meio de decreto, devido à pandemia de covid-19. Ainda que o cenário para o futuro fosse de incertezas, o sentimento era de um “até logo”. Em algum momento seria necessário retornarmos com força aos bairros. E esse momento chegou, com uma nova proposta.

Das Ruas

Procura-se interessados: Associação de Moradores do Bairro São Bento tem eleição marcada para abril. Até agora, não há candidatos interessados. Outras localidades temem passar pela mesma situação em breve.

– A Associação de Moradores do Centro Histórico vive momento único. Pela primeira vez, duas chapas foram inscritas ao pleito. Porém, a eleição, que seria ontem, foi adiada e por enquanto não tem nova data marcada.

Os campos sintéticos fazem sucesso nos bairros. E mais localidades almejam essas áreas para a prática esportiva. Na Câmara, o vereador Lorival Silveira (PP) sugeriu ao Executivo a implantação dos espaços no Planalto e no Conservas.

– O velho problema da proliferação de ratos nas lixeiras volta a incomodar moradores da rua Ana Maria Schüller Azambuja, no bairro Moinhos D’Água. Nos últimos dias, são diversos relatos de pessoas que flagraram roedores no local. Um risco à saúde pública.

A polêmica preferencial no cruzamento entre as ruas Pedro Kolling e Irmão Emílio Conrado, no Moinhos, segue confundindo motoristas. Uma possível mudança está em análise no Departamento de Trânsito.

Por que um comitê?

(Foto: Ezequiel Neitzque)

Esta é uma pergunta que foi feita inclusive por pessoas que aceitaram participar deste grupo. Afinal, qual o papel desta organização voluntária que o A Hora propôs para debater os bairros? Penso que, ao reunir pessoas que representam diferentes setores, com posicionamentos variados e distintos e conhecedores de problemas que afligem nossa sociedade, ampliamos o olhar sobre Lajeado. Deste grupo, não vão sair soluções mágicas. Não é isso que buscamos. Mas, sim, discutir o que pode ser feito e de que forma podemos construir uma cidade melhor, no presente e no futuro. É um movimento estratégico e de suma importância para o desenvolvimento deste projeto.

Programe-se 

1º DE ABRIL

– Baile Conviver, organizado pelo Grupo Sant’Ana, no ginásio da Associação de Moradores do Bairro Montanha;

3 DE ABRIL

– 3º Festival Troca-troca Cultural, no Jardim Botânico de Lajeado. Organização da Secretaria do Meio Ambiente;

5 DE ABRIL

– Noite do Museu, organizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado, na Casa de Cultura;

21 A 23 DE ABRIL

– Festa Campeira, no Parque Municipal de Eventos de Lajeado. Organização do CTG Bento Gonçalves;

Bairro novo

Foi sancionada nessa semana a lei que autoriza a criação do Bairro Jardim Botânico. Trata-se do 28º da cidade, o primeiro a ser legalmente constituído em mais de duas décadas. Mas o que muda na prática? Vereadores proponentes garantem que pouco impacta no dia a dia dos moradores. Porém, argumentam que, a partir da definição de uma organização local, é possível definir prioridades e batalhar por equipamentos públicos e outras demandas. Na prática, sabemos que o assunto é bem mais complexo. De qualquer forma, é uma “novidade” curiosa.

(Foto:Mateus Souza)

Aliás

Havia uma grande expectativa sobre a decisão do prefeito Marcelo Caumo em relação ao Jardim Botânico. Contrariando as opiniões de alguns, o gestor não se omitiu e bateu o martelo pela criação do novo bairro. Caso optasse pelo silêncio, a proposta retornaria ao Legislativo, onde a presidente Paula Thomas já se preparava para promulgar a lei.

 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais