Exposição retrata história da paróquia de Estrela

RELIGIÃO

Exposição retrata história da paróquia de Estrela

Criado em de 2 de abril de 1873, o santuário celebra os 150 anos neste domingo. Historiadores estrelenses detalham os principais acontecimentos e curiosidades

Por

Exposição retrata história da paróquia de Estrela
Mostra fica disponível até 26 de abril no Memorial de Estrela (Foto: Karine Pinheiro )
Estrela

Para celebrar a história sesquicentenária da Paróquia Santo Antônio, o Memorial de Estrela prepara uma exposição de resgate dos acontecimentos do santuário. De forma detalhada, as telas dispostas pelo Castelinho trazem fatos importantes sobre construções, reformas, recebimentos de materiais como sinos e relógios, bem como expõe objetivos antigos como batinas e cálices. A exposição é aberta ao público e gratuita.

O trabalho de pesquisa e busca pelos artefatos surgiu de uma conversa entre os pesquisados Airton Engster dos Santos e Leônidas Erthal junto ao pároco da paróquia, padre Gabriel Zucki Bagatini. Os trabalhos para a celebração dos 150 anos iniciaram um ano antes. A minuciosa busca pelas informações contou com uma força tarefa de várias frentes, explica Engster.

“A cidade cresceu a partir da criação da Freguesia Santo Antônio da Estrela. Isso possibilitou a criação da Escolinha São Luiz, para os meninos, e a Escola Santo Antônio, para as meninas, em 1875, além da Escola Cristo Rei anos depois. Também influenciou na abertura do hospital, conhecido como Casa de Saúde Estrelense, em 1929”, conta o pesquisador.

Foram reunidos documentos, objetos, sinos, batinas, cálices, livros sagrados e cabine de confissão. Os artefatos foram compartilhados pelos acervos pessoais de cada historiador, pela Paróquia Santo Antônio e comunidade de São Pedro Apóstolo, de Linha Delfina. Para o professor Erthal, resgatar a história é uma forma de fazer as pessoas celebrarem os feitos de Estrela.

“Precisamos coroar esses momentos preciosos. Reunimos várias forças para contar isso. Um material riquíssimo à disposição da comunidade. Quem não tem memória, não tem futuro”, afirma. O lançamento da exposição ocorre a partir das 19h, após a missa festiva na igreja matriz. A mostra fica disponível até 26 de abril. Após, parte fica no Castelinho, e o restante ficará de forma permanente no Salão Paroquial do santuário.

De 1873 aos milhares de fiéis

Hoje o santuário é administrado pelo pároco Gabriel Zucki Bagatini e pelo vigário paroquial Lucas Weber. Os padres destacam que com esta celebração, o novo Plano Paroquial está sendo posto em prática. As principais diretrizes consistem em estruturar a organização das comunidades, aprimorar as missas e celebrações, auxiliar no convívio familiar dos membros e ir ao encontro das comunidades.

“Os fiéis de Estrela são conscientes de que fazem parte de uma história sesquicentenária, e que receberam o melhor presente de suas vidas: Jesus Cristo. Assim, celebrar os 150 anos de Paróquia Santo Antônio é sonhar com o futuro e se comprometer com todos, especialmente com as crianças e jovens estrelenses”, celebra o pároco.

A igreja abrange 18 comunidades pelos bairros e interior de Estrela e possui milhares de membros fiéis. Atividades que fortalecem a fé, como missas e instruções, e promovem a integração da população, como festas e grupos de corais, ocorre de forma semanal, de maneira que contemple cada comunidade.

História e realização

Além de contribuir com o resgate histórico do santuário, o professor Leônidas é figura presente nas memórias desde a década de 1950. Ele conta que desde que voltou a Estrela, depois dos estudos, foi frequentador do local religioso. Atualmente, colaborou com sua pesquisa à exposição que retrata o aniversário da igreja.
“Me sinto realizado de viver essa data e de poder contribuir. As pessoas devem conhecer a história. Ninguém vive sem passado e ninguém ama o que não conhece. Vamos conhecer e valorizar, é importante para a população”, aponta.

Acompanhe
nossas
redes sociais