O sentimento do turista no Vale do Taquari

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

O sentimento do turista no Vale do Taquari

Por

O clima de empolgação é crucial para consolidar o Vale do Taquari como um roteiro turístico internacional. Mas não podemos aceitar “oba-oba” e esquecer o tema de casa. Dito isso, é preciso enaltecer uma ação do novo presidente da Amturvales, Charles Rossner. Ele solicitou um estudo junto ao Sebrae para verificar a visão geral do ecossistema turístico de Encantado, onde ele atua como Secretário de Desenvolvimento e Turismo.

E o resultado, apesar de demonstrar muitos avanços nos quesitos de “governança” e “sustentabilidade financeira e ambiental”, acendeu um alerta. Conforme a pesquisa, a cidade ficou abaixo da média nacional na dimensão “experiência do turista”. Ou seja, é preciso incrementar o trade (conjunto de equipamentos, ferramentas e estruturas constituintes do produto turístico) e potencializar empreendimentos gastronômicos e de hotelaria. Além de melhorar a sinalização dos atrativos e investir pesado na capacitação de mão de obra, é claro.


Cristiano Zanin deve voltar à Agil

Menos de um mês após anunciar a saída e assumir a função de diretor administrativo na Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Cristiano Zanin deve retornar ao cargo de Diretor Executivo da Agência de Desenvolvimento e Inovação Local (Agil). Nesta terça-feira, às 18h, ele se encontra com o Conselho de Administração e os mantenedores da Agil para conversar sobre o retorno. O encontro ocorre na Acil. Zanin está bem inclinado a aceitar o desafioE, mesmo com poucas semanas no novo cargo, ele deixa sua marca.

Eu explico. No South Summit Brazil – onde Zanin também se encontrou com a Diretora de Inovação de Lajeado, Mariela Portz, e a presidente da câmara de Lajeado, Paula Thomas (foto) –, o governador Eduardo Leite apresentou um projeto desenvolvido por ele. É o “Acesso RS”, um programa para ofertar cursos de introdução às carreiras em tecnologia e comunicação para o público mais vulnerável, com o objetivo de formar mais de 50 mil pessoas em quatro anos. Uma ação e tanto para o ecossistema gaúcho.


Contribuição de melhoria em Lajeado

Já publiquei sobre um projeto de lei do governo de Lajeado que altera regras da Contribuição de Melhoria – valor cobrado dos proprietários de imóveis após a realização de obras de pavimentação. A proposta sugere um prazo de 120 dias para o pagamento à vista com desconto de 10%, ou, na hipótese de parcelamento, permitir que o pagamento seja realizado em 60 meses, respeitados o valor mensal mínimo de R$ 50 para cada parcela. O Executivo pediu urgência na apreciação da matéria.

Na sessão dessa semana, porém, a votação foi “adiada” após pedido de vistas do vereador Isidoro Fornari (PP). Conforme o parlamentar, a matéria encaminhada pelo Executivo municipal só vale para cobranças futuras. E ele quer incluir as dívidas já lançadas pelo poder público, e que tem gerado muita dor de cabeça ao Executivo e, especialmente, aos contribuintes.


TIRO CURTO

•  É fato. O Executivo de Lajeado já esteve muito mais atento aos atletas e adeptos da patinação artística. Falta apoio para a prática e, da mesma forma, para competições fora do município. Lembrando que a cidade é berço do maior atleta brasileiro da categoria, o multicampeão Marcel Stürmer. Uma marca, uma identidade que o governo nunca soube aproveitar. Se continuar assim, vamos “exportar” talentos para outras regiões do Estado.

• Já estamos em abril. E lá se vão quase 8 meses da “inauguração” oficial do Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (Labilá). O case já foi até finalista em prêmio nacional de inovação. Mas o espaço segue quase ocioso e sequer recebeu a mobília.

• Marcelo Caumo, prefeito de Lajeado, e Gláucia Schumacher, vice-prefeita e possível candidata à chefe do Executivo em 2024 são os painelistas da próxima reunião-almoço da Acil, no dia 11 de abril. O tema é: Conquistas e projetos para uma cidade em movimento.

• Na próxima segunda-feira, a reunião das comissões permanentes da câmara de Lajeado recebe o secretário de Planejamento, Giancarlo Bervian, o Coordenador do Departamento de Trânsito, Vinícius Renner, e representantes da Empresa Expresso Azul. Na pauta, o serviço de transporte público coletivo da cidade.

• Também na câmara de Lajeado, o vereador Márcio Dal Cin (PSDB) resolveu trocar as funções dos assessores. O comunicado ocorreu na segunda-feira. Em resumo, ele quer nomear o suplente Neco (PSDB) como Diretor Parlamentar (CC4), cargo antes exercido por Fernando Aguiar, que passaria a ser Assessor Parlamentar (CC3). Incomodado com o “rebaixamento”, Aguiar solicitou exoneração do gabinete do tucano.

• O governo de Lajeado publicou no Diário Oficial o “extrato de parceria” firmado com a Fundação Fuvates e oficializou o convênio para a obra de construção do ambulatório de fissuras lábio palatais e reabilitação auditiva da FUNDEF.

• O assunto não é novo. Mas a demora para solucioná-lo chama a atenção. Dessa vez, o vereador Marcos Schefer (MDB) encaminha indicação ao governo de Lajeado para reiterar o pedido por refletores para iluminação sob a ponte da BR-386, nas imediações da Marina do Vale, um dos principais pontos de acesso ao Rio Taquari por parte de proprietários de lanchas e pescadores.

• Prefeito de Cruzeiro do Sul, João Dullius (MDB) foi reeleito presidente do G-8, grupo também formado pelos representantes dos municípios de Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério.

Acompanhe
nossas
redes sociais