Eventos marcam dia de consciência sobre o autismo

LAJEADO

Eventos marcam dia de consciência sobre o autismo

No domingo, as atividades ocorrem no Jardim Botânico e no Parque Ney Santos Arruda, organizadas pela ONG Azul Como o Céu e pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Por

Atualizado terça-feira,
04 de Abril de 2023 às 12:04

Eventos marcam dia de consciência sobre o autismo
Evento conta com brincadeiras e informação sobre o autismo. Crédito: Divulgação
Lajeado

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, tem programação especial em Lajeado. No domingo, as atividades ocorrem no Jardim Botânico e no Parque Ney Santos Arruda, organizadas pela ONG Azul Como o Céu e pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Rogério de Oliveira é presidente da ONG, que busca levar conhecimento, incentivar a inclusão social e auxiliar na quebra de preconceito no evento que faz parte do Troca troca cultura, no Jardim Botânico. A programação inicia às 14h, com uma estrutura que envolve brinquedos, palhaços e materiais informativos sobre o autismo.

“É um dia para celebrar a consciência do autismo. Esse contato com a comunidade aproxima as famílias que compartilham experiências, demandas diárias, políticas públicas e acesso aos direitos para seus filhos”, destaca Oliveira. O evento também conta com música, dança e caminhadas.

Sobre a ong

A associação Azul Como o Céu surgiu em 2019, formada por um grupo de famílias que buscava compartilhar conhecimento, oferecer terapias, acesso à saúde e educação inclusiva às crianças com espectro autista.

A associação faz parte da Rede Gaúcha Pró Autismo, a fim de reivindicar demandas e políticas públicas, tanto do estado quanto do município. Hoje, já são 260 pessoas que fazem parte da ong. Entre elas, a mãe de Yasmin, que teve a ideia de entregar às professoras e colegas da filha, uma camiseta com os dizeres: “Eu sou uma super professora” ou “Eu sou um super colega”.

“Se eu fui, em um breve momento, uma super professora para a Yasmin, ela, sem dúvidas, foi minha super aluna também, pois me ensinou a ser mais humana, observadora, determinada e aprender as diferenças e particularidades de uma pessoa autista”, destaca a professora Aline Maria Dullius Loren.

Na Apae

Na tarde de domingo, 2, a Apae, comemora a data no Parque Ney Santos Arruda. O evento inicia às 16h e se estende até às 18h. Ao fim do dia, os profissionais e famílias atendidas pela instituição soltam balões azuis, para simbolizar a celebração.

Durante o evento, a entidade distribui fitinhas alusivas à causa e folders informativos. Além disso, serão comercializados “bolinhos do bem”, no valor de R$ 2 a unidade, com o objetivo de arrecadar fundos à associação. A comissão sugere que os participantes do evento vistam roupas na cor azul, para homenagear as pessoas diagnosticadas com Transtorno Espectro Autista (TEA).

Acompanhe
nossas
redes sociais