Vale mantém ritmo positivo na geração de empregos

MERCADO DE TRABALHO

Vale mantém ritmo positivo na geração de empregos

Região abriu mais de 5,6 mil postos de trabalho em fevereiro, frente a 4,9 mil demissões. Entre as áreas de destaque, estão a indústria e o setor de serviços. Saldo alcança 718 vagas

Por

Atualizado sexta-feira,
31 de Março de 2023 às 12:02

Vale mantém ritmo positivo na geração de empregos
Atividades na indústria e setor de serviços lideram maior número de contratações. Crédito: Arquivo/A Hora
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) indica ritmo positivo na geração de empregos na região. É o segundo mês consecutivo onde o número de contratações supera as demissões. Cenário diferente em relação a dezembro, quando 1,4 mil postos de trabalho foram fechados.

Os dados revelam que foram 5.619 contratações, frente a 4.901 demissões em fevereiro. Com saldo de 718 vagas, destaque para Lajeado (280) e Muçum (187). Na outra ponta, aparece Arvorezinha (-28) e Encantado (-28), a maioria na indústria e construção civil. O resultado positivo do Vale era esperado por analistas econômicos diante do sinal de recuperação a partir dos números de janeiro. Entre as contratações, o maior número é atrelado aos segmentos da indústria e serviços, que corroboram com a diversidade e a força da produção local de alimentos.

De acordo com a economista Fernanda Sindelar, o saldo de empregos é um importante indicador ao mercado. “É a maior evidência da retomada econômica. Sempre quando há períodos turbulentos a última decisão do empresário é a de contratar profissionais”, observa.

Em relação aos desempenhos por cidade, ressalta ser normal Lajeado despontar com maior número de vagas criadas. “É a cidade mais populosa da região e com muitas oportunidades na área industrial”, pontua Fernanda. A economista ainda considera que no fim do ano houve temor de retração no primeiro semestre de 2023, o que não deve se confirmar.

Além disso, demissões projetadas em indústrias dos segmentos de proteína animal também não ocorreram. Conforme Fernanda, houve muita especulação, enquanto que a demanda do mercado se manteve aquecida e assegurou o ritmo de produção.

Já no caso de Muçum, com destaque para a área de serviços, o prefeito Mateus Trojan, indica um movimento crescente das oportunidades de trabalho. “Desenvolvemos vários projetos para incentivar o empreendedorismo, a geração de emprego e renda. Aliado a isso, tem o fator do turismo.”

Os números da região vão ao encontro do registrado no estado. O saldo em fevereiro foi de quase 20 mil novos postos de trabalho, também com destaque para a indústria e serviços. Em relação aos dados nacionais, apesar da queda no comparativo ao mesmo período do ano passado, foram criadas 241,7 mil vagas.

Acompanhe
nossas
redes sociais