Licitação termina deserta e trava construção de ponte

ESTRELA

Licitação termina deserta e trava construção de ponte

Sem empresas interessadas na obra da passagem que liga o Boa União à Linha São José, município terá que republicar edital

Por

Atualizado quinta-feira,
30 de Março de 2023 às 08:38

Licitação termina deserta e trava construção de ponte
Ponte foi fechada à passagem de veículos no último dia 13. Nova estrutura deve ficar pronta apenas no início de 2024. Crédito: Arquivo A Hora
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A definição da empresa responsável pela construção da nova ponte entre o bairro Boa União e a Linha São José, em Estrela, será adiada. A concorrência onde seriam reveladas as propostas terminou deserta e o processo de licitação volta à etapa inicial. A partir da falta de interessados, o cronograma da obra fica adiado em pelo menos um mês.

Até a tarde da terça-feira, 28, o setor responsável preparava uma resposta a uma solicitação de impugnação do edital por parte de uma empresa de Erechim. Os questionamentos eram sobre itens do projeto pertinentes à remoção da antiga passagem. A Comissão de Licitação negou o pedido e confirmou a abertura dos envelopes para a manhã da quarta, 29.

No entanto, nenhum interessado compareceu à sala de licitações, o que interrompe a sequência do processo. Os integrantes da comissão devem avaliar as condições do edital nos próximos dias, para encaminhar a republicação, com revisão dos orçamentos e documentos de ordem técnica, o que é um procedimento de praxe. A obra está orçada em R$ 7,8 milhões, somados os valores de remoção e construção da nova ponte.

A publicação do edital ocorreu logo após o Carnaval, em 17 de fevereiro, e foi anunciado com a expectativa de avançar para a substituição da ponte de ferro e madeira construída nos anos 1950. Conforme o cronograma físico-financeiro anexado à licitação, a construção da passagem tem a previsão de término em oito meses.

O projeto foi elaborado pela Engemost Serviços de Engenharia, de Canoas. As análises da atual estrutura e das imediações da passagem sobre o Arroio Boa Vista, que consideraram aspectos ambientais e geológicos, foram feitas no segundo semestre do ano passado. No fim de dezembro o projeto foi entregue ao governo, para montagem da licitação.

Acompanhe
nossas
redes sociais