Há 20 anos, Veloterra em Travesseiro

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, Veloterra em Travesseiro

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Mais de 2,5 mil pessoas prestigiavam a Copa Travesseiro de Veloterra, que ocorria no Camping do Írio. No total, participavam 140 pilotos de diversas regiões do estado. Nas 11 categorias disputadas, três pilotos de Arroio do Meio e um de Lajeado conquistaram o primeiro lugar.

Conforme o Jornal O Informativo, os primeiros colocados do Vale foram: Marcelo Tedesco, de Lajeado (categoria Master Nacional), Willian Lenz (Minimoto), Luiz Carlos Kunrath (4 tempos) e Pedrinho Jung (Chucrute), todos de Arroio do Meio.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Comitiva de alemães no Vale

Uma série de debates com representantes da Alemanha movimentava a região. A comitiva era formada pela prefeita Uta Rensch, secretários e empresários da cidade de Freiberg, região da Saxônia. Realizado na Univates, o encontro reunia lideranças políticas e empresariais do Vale para debater a virada econômica de Freiberg. Cidade com atividade secular na mineração, o município se reinventou com o investimento em energia sustentável e tecnologia.

Os debates eram divididos em três áreas de interesse, um deles focaria no Ensino Superior, outro reuniria a prefeita Uta e os gestores do Vale. O terceiro grupo teria empresários interessados em negócios na área das energias alternativas.

Além de Lajeado, a comitiva também visitou Arroio do Meio e Teutônia. Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Poluição na Baía de Guanabara – Há 20 anos, o Programa de Despoluição da Baía de Guanabara completava dez anos de ação, mas se mostrava pouco efetivo. O acordo para a limpeza das águas havia sido assinado em 1991 e previa a cooperação técnica entre os governos brasileiro e japonês, depois da experiência bem-sucedida na despoluição da Baía de Tóquio. No acordo estava previsto que, em 2003, a despoluição teria alcançado um nível satisfatório para aumentar a pesca na Baía. Entretanto, 76% dos recursos disponibilizados já tinham sido usados e as ações se mostravam ineficientes.


HÁ 50 ANOS

Mais barragens no rio Taquari

O Jornal Nova Geração de Estrela anunciava que, durante a reunião dos prefeitos do Vale, o gestor de Arroio do Meio, Arnesto Dalpian, sugeria o envio de um ofício ao governo do estado para a construção de novas barragens no Rio Taquari, em Arroio do Meio e Roca Sales. Em novembro de 1972, o Ministério dos Transportes já tinha avaliado a proposta, mas o projeto não tinha ido adiante.

As novas barragens permitiriam a navegação em um calado de 2,5 metros por uma extensão de 150 km. Por ser afluente do Rio Jacuí, o sistema Jacuí-Taquari viabilizaria a movimentação de cargas de 10 milhões de toneladas no ano.


Enquanto isso…

Guerra do Vietnã – As últimas tropas norte-americanas deixavam o Vietnã, oficializando a saída completa dos EUA do conflito. Os Acordos de Paz de Paris, entre o país e o Vietnã do Sul e Norte, tinham sido assinados em 27 de janeiro de 1973. A Guerra entre o norte e o sul continuou até 1975, quando o Vietnã do Norte venceu o conflito e unificou o país.

Acompanhe
nossas
redes sociais