Dúvidas ainda pairam sobre a cooperativa

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Dúvidas ainda pairam sobre a cooperativa

Por

A manhã de hoje será de muita expectativa e apreensão na cidade de Teutônia. O futuro da cooperativa está em jogo e, não por menos, a assembleia convocada pela direção da Languiru foi notícia nos principais veículos de comunicação do estado durante a semana. Aliás, as entrevistas concedidas pelo presidente Dirceu Bayer levantam novos pontos de interrogação sobre a instigante negociação com os investidores chineses – lembrando que o dirigente ainda se recusa a ser entrevistado pela equipe de redação do Grupo A Hora.

Ao jornal Zero Hora, em matéria assinada pela jornalista Gisele Loeblein, Bayer afirma que ainda haverá negociação após o “ok” dos associados. “Virá uma comitiva para fazer o due diligence, que é uma investigação, um raio X da Languiru. Depois que decidirem percentuais, bom, teremos denegociar”,salienta. Nessa mesma entrevista,  Bayer garante que a aliança com outras empresas já estava no plano de reestruturação. “Investimos nas nossas plantas para torná-las atrativas. É o grande fator que agora desperta o interesse de todos”. O presidente também cita um possível “plano B”, no caso dos associados não permitirem a negociação com os chineses. E

ntretanto, ele não divulga qualquer detalhe sobre tal alternativa. “Tem plano B, só que não vou entrar no detalhe, enfim, é sigilo até.” Por fim, Bayer fala sobre as dívidas com os bancos e o faturamento da cooperativa.

“Essa questão da dívida bancária está sendo administrada. Se der certo a parceria, não há necessidade. Senão, o nosso parcelamento já foi muito bem encaminhado com os bancos”, diz. Sobre tudo isso, ficaram duas impressões: nem tudo será decidido hoje, e os chineses não são a única saída.


Encontros no South Summit

Ontem iniciou a 2ª edição do South Summit Brazil, em Porto Alegre. O espaço recebe empresários, investidores, curiosos e profissionais de diversos segmentos da economia e de diferentes nações. É um espaço perfeito para compartilhar experiências, conhecimentos e ideias inovadoras para soluções práticas.

É network o tempo todo. Por lá, também transitam diversas figuras ilustres e agentes públicos e privados do Vale do Taquari e do Estado. Entre eles, o trio da foto, formado pela presidente da Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log), Elaine Strehl, o secretário da Fazenda de Estrela, Felipe Diehl, e o vice-governador do RS, Gabriel Souza.


Contribuição de melhoria em Lajeado

A câmara de vereadores de Lajeado avalia um PL que altera regras da Contribuição de Melhoria, que é o valor cobrado dos proprietários de imóveis após a realização de obras de pavimentação. A proposta sugere um prazo de 120 dias para para realizar o pagamento à vista com desconto de 10%, requerer o parcelamento, sem qualquer desconto ou apresentar impugnação.

Outra sugestão é, na hipótese de parcelamento, permitir que o pagamento seja realizado em 60 meses, em parcelas mensais e sucessivas, com juros simples de 0,5% ao mês, corrigidas anualmente pelo índice de inflação oficial do município no primeiro dia útil do ano, respeitados o valor mensal mínimo de R$ 50 para cada parcela. O Executivo pediu urgência na apreciação da matéria. Na sessão dessa semana, porém, a votação foi “adiada”.


TIRO CURTO

• Aprovado na câmara de vereadores de Estrela, o projeto de implantação do Centro Empresarial de Inovação, Tecnologia e Qualificação foi apresentado nesta semana para autoridades em Brasília. Por lá, a secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Carine Schwingel, busca recursos para potencializar o hub dentro do complexo da Polar. Paralelo a isso, o projeto inicia em até três semanas, com espaço já garantido para – ao menos – cinco empresas do ramo da inovação.

• Prefeito de Estrela, Elmar Schneider realiza ato de filiação ao MDB na próxima terça-feira. O evento ocorre no Estrela Palace, a partir das 19h30min, e contará com a presença do vice-governador do RS, Gabriel Souza (MDB).

• Em Arroio do Meio, a construção de um complexo turístico nos morros Gaúcho, São José e Ventania está longe de ser pacífica. Em tempo, é um case bem diferente do Cristo Protetor.

• Juliane Duarte deixou a coordenação do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Arroio do Meio. Em mensagem enviada a um grupo de funcionários, afirmou que vai buscar aprendizados na área de formação. Ela é nutricionista.

• Em tempo, a Rua Sabiá, entre os bairros Universitário e Carneiros, em Lajeado, está com a segurança e o conforto comprometidos. O trecho entre o entroncamento com a Av. Alberto Müller e a esquina com a Rua Bento Rosa está repleto de buracos, desníveis e “borrachudos” que não existiam até poucas semanas atrás. O assunto já foi repassado ao poder público. Mas nada foi feito.

Acompanhe
nossas
redes sociais