Sesc Lajeado lança feira de alimentação sustentável

MESA BRASIL

Sesc Lajeado lança feira de alimentação sustentável

Projeto busca evitar desperdício de alimentos e promover autonomia alimentar de entidades beneficiadas na escolha de produtos. Feira com produtos hortifrúti vai ocorrer quinzenalmente. Primeira edição será no dia 12 de abril, das 14h às 17h

Por

Atualizado quarta-feira,
29 de Março de 2023 às 12:08

Sesc Lajeado lança feira de alimentação sustentável
Foto: Bianca Mallmann
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O programa Mesa Brasil do Sesc Lajeado lançou na manhã desta quarta-feira, 29, a Feira de Alimentação Sustentável. A iniciativa busca evitar o desperdício de alimentos e promover a autonomia alimentar para as entidades atendidas, que podem escolher os produtos hortifrúti.

A primeira edição da feira ocorre no dia 12 de abril, uma quarta-feira, das 14h as 17h, na sede do Mesa Brasil, que fica localizado na Rua José Schmatz, nº 1478, no Bairro Moinhos, em Lajeado. Doadores podem entregar os alimentos na terças-feiras à tarde anterior à atividade e também na quarta-feira de manhã.

“Uma feira sustentável, um alimento sustentável é aquele que consegue ser aproveitado por inteiro. Vai contra o desperdício. Ou seja, é saber utilizar ele por completo. As cascas tem muitos nutrientes, assim como caules, as ramas“, explicam a assistente social Barbara Mealho e a nutricionista Juliette Carvalho.

Foto: Bianca Mallmann

As profissionais também planejam promover oficinas durante as feiras. O objetivo é dar dicas para as entidades no preparo de alguns alimentos que não são tão comuns de serem utilizados e por isso acabam sendo desperdiçados.

A ideia é promover a feira quinzenalmente, sempre em quartas-feiras. De acordo com a demanda e disponibilidade de alimentos existe a possibilidade de ampliar a frequência, que pode chegar a ser semanal. Por isso, o Mesa Brasil busca a parceria de mais doadores.

Mesa Brasil do Sesc Lajeado

São 107 as entidades beneficiadas pelo programa Mesa Brasil do Sesc Lajeado, que atende 17 municípios da região dos Vales do Taquari e Rio Pardo, e também na Serra Gaúcha. Cerca de 11,5 mil pessoas são atendidas.

Foto: Bianca Mallmann

Ouça a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais