Há 20 anos, Centro Oftalmológico Regional em Encantado

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, Centro Oftalmológico Regional em Encantado

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Sociedade Beneficente São Camilo, mantenedora do Hospital Santa Teresinha de Encantado, doava um terreno para o município. No local, já estava construído o futuro Centro Oftalmológico Regional, faltava apenas que o projeto de lei, que autorizava o município a receber a doação, fosse aprovado pelo Legislativo.

Em 1998, uma consulta popular com a comunidade de Encantado definiu o centro como prioridade e, em 2001, iniciaram as obras de construção. O impasse, até então, que impedia o funcionamento do centro, era que o terreno pertencia a uma instituição privada. O centro regional atenderia todos os municípios da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde.

Chamado hoje de Instituto de Oftalmologia Encantado, o centro passou por uma ampla remodelação em 2016. Na época, o instituto teve as cirurgias suspensas após várias pessoas ficarem cegas com os procedimentos. Na inspeção do local, a Vigilância Sanitária constatou diversas irregularidades e encontrou baratas, poeira, teias de aranha, e até medicamentos fora do prazo de validade.


Área de preservação no Morro Gaúcho

Há 20 anos, o governo municipal de Arroio do Meio e o Estado estudavam transformar o Morro Gaúcho em uma Unidade de Conservação. Naquela época, o local era usado até como lixão. Hoje, parte do Morro Gaúcho é considerada Área de Preservação Permanente (APP).

Arquivo A Hora


Enquanto isso…

Polegar dos neandertais – Uma pesquisa da Universidade da Califórnia apontava que os neandertais, hominídeos que dominaram a Europa até a chegada do homem moderno há 40 mil anos, tinham um polegar mais flexível do que a espécie humana atual. Conforme a pesquisa, a base mais plana do osso do polegar permitia que os neandertais empregassem mais força em suas atividades, mas em comparação, tinham menos destreza para pegar objetos com precisão.


HÁ 50 ANOS

Estrela era referência em alfabetização

Cinquenta anos atrás, uma vasta campanha contra o analfabetismo estava em andamento no país, era o Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização). Na época, Estrela era referência e ostentava o título de “município mais alfabetizado do Brasil”, conforme o Jornal Nova Geração.

Na Câmara dos Deputados, um representante gaúcho afirmava que, dos mais de 30 mil habitantes de Estrela, somente 500 eram analfabetos. Entre os motivos apontados, estava o apreço pela educação vindo com os imigrantes. Conforme o NG, a primeira escola de Estrela foi erguida em 1871, cinco anos antes de sequer virar município e, antes disso, os pais se empenharam em ensinar os filhos em casa.


Obras da Corsan em Estrela

A Companhia Riograndense de Saneamento construía um reservatório de água nas imediações do Corpo de Bombeiros, com capacidade para um milhão de litros. Outro reservatório estava em construção na Avenida Rio Branco, junto com uma estação de tratamento, em uma praça ao lado do antigo internato do Colégio Martin Luther.


Enquanto isso…

Incêndio na TV Gaúcha – As instalações da Zero Hora e da antiga TV Gaúcha (hoje RBS TV) eram quase totalmente destruídas pelo fogo. O incêndio começou em um ar condicionado e se alastrou por todo o prédio, na Av. Ipiranga, em Porto Alegre. Mais de dez guarnições de bombeiros se deslocaram para a ocorrência, mas a falta de água impediu que o combate fosse efetivo. A sede do jornal e da emissora havia sido recém inaugurada, após o antigo local também ser destruído por um incêndio.

Acompanhe
nossas
redes sociais