FB Net ilustra como apreço por um setor é essencial para uma jornada empreendedora

Lajeado Empreendedora

FB Net ilustra como apreço por um setor é essencial para uma jornada empreendedora

Fundada em Venâncio Aires em 2006, empresa chegou a Lajeado em 2017 e já é uma referência entre os provedores de internet da região

Por

Atualizado quarta-feira,
29 de Março de 2023 às 17:14

FB Net ilustra como apreço por um setor é essencial para uma jornada empreendedora
Junior Bohn lidera empresa que se tornou referência em Lajeado. (Foto: Anderson Lopes)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Um segredo para empreender é trabalhar com aquilo que se gosta e conhece. E essa premissa ilustra muito bem a jornada da FB Net, provedora de internet criada em Venâncio Aires e hoje uma das referências no setor também em Lajeado. Afinal, seu fundador, Junior Bohn, não esconde desde a infância sua paixão pelas ferramentas tecnológicas.

Natural de Linha Cecília, em Venâncio Aires, Júnior cresceu apegado a disciplinas como ciências, química e física. No fim da adolescência, em 1995, ingressou num curso de eletrônica por correspondência – uma espécie de EAD da época. Depois de formado, conseguiu seu primeiro emprego na área, onde consertava impressoras. “Seis meses depois, fui contratado por outra empresa, onde fiquei quatro anos e meio”, recorda.

Depois, surgiu a oportunidade de abrir sua primeira empresa. Ao lado de um sócio, Júnior começou uma operação de informática no ano de 2001. No mesmo período, se tornou professor do Senai, onde atuou por cinco anos. Após algum tempo, os sócios se separaram e ele viu um horizonte de oportunidades surgir. Principalmente, a partir de um diagnóstico já há algum tempo observado: a necessidade de levar internet para os espaços rurais.

“A primeira torre que a gente montou, numa área que era do meu avô, em Linha Cecília, levamos o material à cavalo porque não existia estrada. E tínhamos uma dificuldade muito grande de ter acesso à tecnologia”, explica.

Ao lado da esposa Graziela, responsável pela parte contábil do negócio, a empresa ampliou a carteira de clientes e serviços. Um importante movimento de reestruturação foi iniciado em 2012, com o início do investimento em fibra óptica, o que culminou na inauguração da sede própria da empresa, em Venâncio Aires.

Além da FB Net, Júnior era sócio de uma empresa de telecomunicações em Porto Alegre. Em 2017, ele vendeu sua participação no negócio e voltou os olhos para Lajeado e o Vale do Taquari. “Quando fiz esse movimento, foi com a certeza que podia ser uma diferença. Trouxe comigo toda a experiência de um mercado mais amplo, concorrido e exigência”, pondera.

Hoje a FB Net está presente em 15 cidades, sendo 12 delas atendidas com fibra óptica. São mais de 16 mil assinantes, que utilizam todos os produtos e serviços da empresa. “Até hoje, trocamos seis vezes de tecnologia. Em 2015, éramos 9 pessoas. Em 2023 somos mais de 100. Nessa jornada o importante é aprender com o erro. Ele custa, mas nada ensina melhor”, conclui Júnior, um exemplo de inovação e paixão por um setor ainda novo, mas essencial para o mercado contemporâneo.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais