Ausência de empresas especializadas trava reforma em ponte pênsil

ARROIO DO MEIO

Ausência de empresas especializadas trava reforma em ponte pênsil

Uma das travessias no distrito de Forqueta está interditada há quatro anos. Gestão dos dois municípios tentam, em acordo, reformar a estrutura

Por

Atualizado quarta-feira,
29 de Março de 2023 às 08:46

Ausência de empresas especializadas trava reforma em ponte pênsil
Nova travessia depende do interesse de empresas e de proprietários na cedência de áreas para um novo acesso. Crédito: Gabriel Santos
Arroio do Meio

A recuperação de uma das pontes pênseis em Forqueta, próximo à Igreja de Pedra, depende de um acordo entre os proprietários de áreas privadas que dão acesso à antiga travessia que liga o distrito à localidade de Linha Perau, em Marques de Souza. Ambos os governos avaliam desde agosto a reforma.

Entre as duas localidades são duas travessias. Uma delas está interditada há cerca de quatro anos. Com a enchente do Rio Forqueta, parte da estrutura de concreto que suportava um dos pilares cedeu e impediu a travessia utilizada há décadas pelos moradores e ciclistas. Já a estrutura metálica se deteriorou com o tempo.

Ambos os municípios, após reuniões, encaminharam levantamentos técnicos de setores de engenharia e orçamentos para viabilizar as reformas. Uma avaliação prévia apontou para a necessidade de um novo projeto e uma nova passagem de madeira e aço sobre o leito da água em uma extensão de 190 metros.

Porém, um dos impasses, ao lado de Marques de Souza é a construção de um acesso até o local. Muitas das famílias são contrárias, pois em anos anteriores houve prejuízo às lavouras com o acesso irregular de veículos e até registro de furto em pomares e plantações de milho e soja.
O antigo travessão, ainda utilizado por agricultores, é de propriedade particular, cortando áreas das famílias Simonis e Beuren.

Outro fator, mencionado por ambas gestões, é a ausência de empresas especializadas na construção dessas estruturas, por se tratar de uma passagem sobre o leito de água e em um dos lados necessitar de uma nova base de concreto e um pilar de sustentação. Uma das pontes pênseis, ainda utilizada, está localizada entre o Camping do Irineu, em Arroio do Meio, e nas propriedades da família Stracke e Delavald, em Linha Perau. Os reparos nessa estrutura são frequentes, como a troca de madeiras e reforço nos cabos de aço que fazem a sustentação.

Requerimento na câmara

O tema é recorrente nas sessões da câmara de vereadores. Um dos últimos requerimentos foi de autoria de Cesar André Kortz (MDB). Ele externou a preocupação de moradores com a segurança das travessias, após o acidente ocorrido em Torres, em fevereiro.

Acompanhe
nossas
redes sociais