Um novo olhar sobre a região alta

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Um novo olhar sobre a região alta

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Grupo A Hora reforça o compromisso com todo o Vale do Taquari e inicia uma nova jornada na região alta. Com a inauguração da unidade e do estúdio avançado de rádio na principal via comercial de Encantado – a rua Júlio de Castilhos –, ontem, este veículo de comunicação consolida ainda mais o seu propósito de servir como um elo de ligação entre as diferentes culturas e características sociais e econômicas das cidades, além de provocar agentes públicos e privados com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento sustentável de toda a região. Não há outro sentido em nosso trabalho que não seja essa visão coletiva, transformadora, associativista e empreendedora.

Mas é preciso deixar claro. Não é a nossa “estreia” em Encantado e nos municípios vizinhos. Desde a consolidação do Grupo A Hora como um dos principais players de comunicação no interior do estado, a equipe de reportagem sempre manteve um olhar atento e crítico para todas as demandas e conquistas das cidades colonizadas de forma predominante pelos imigrantes italianos.

Para o Grupo A Hora, nunca houve distância ou praças de pedágios que separassem as diferentes regiões do nosso vale. Mas chegou a hora de ampliar ainda mais essa relação e lançar um novo olhar sobre a região alta. Um olhar analítico e propositivo, e com todo respeito às tradições e características locais.

Crédito: Felipe Neitzke


Marcha dos prefeitos em Brasília

Ontem iniciou a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, um evento que reúne milhares de prefeitos, vereadores e convidados de todo o país. Nesta edição, são esperadas mais de 10 mil pessoas entre os dias 27 e 30 de março. Entre elas, alguns prefeitos da nossa região.

Pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), confirmaram presença os gestores de Estrela, Elmar Schneider; Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto; de Colinas, Sandro Hermann; Forquetinha, Paulo Grünewald; de Mato Leitão, Carlos Bohn; Paverama, Fabiano Brandão; Pouso Novo, Moacir Severgnini; Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch; Tabaí, Arsênio Pereira Cardoso; e de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa. Também confirmou presença o chefe do Executivo de Guaporé, Valdir Fabris. Entre as principais pautas em debate, o pacto federativo.


TIRO CURTO

• A União dos Vereadores do Brasil (UVB) deve realizar um novo encontro nacional de parlamentares no Vale do Taquari. A tendência é realizar o evento em Encantado.

• O governo de Estrela firmou contrato com a União Brasileira de Educação e Assistência. O objeto do contrato é a realização do Museu de Ciências e Tecnologia da PUC/RS durante a feira Estrelas do Conhecimento.

• O Fundo de Previdência dos Servidores (Funprev) de Estrela, por meio de sua diretoria, convoca todos os servidores ativos e inativos para a Assembleia Ordinária no dia 24 de abril, às 19 h, na sede da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Estrela (Aspume).

• Mais de 66% dos contribuintes de Teutônia já quitaram o IPTU até o dia 15 de março, somando mais de 13 mil carnês. Destes, 52,12% quitaram em cota única. E quem estava em dia com o tributo recebeu até 15% de desconto.

• Também em Teutônia, a direção do Hospital Ouro Branco realiza hoje a 2ª edição do Café com o HOB. O evento inicia às 7h30min, no auditório da CIC. Entre as pautas, a apresentação do “reposicionamento estratégico do HOB no ciclo 2023 – 2025”.

• Religiosos e membros da Associação de Amigos do Cristo Protetor enviaram material de divulgação do complexo turístico ao Papa Francisco. O material ainda não foi entregue em mãos ao chefe do Vaticano. Mas a missão deve ser concretizada em breve.

• Além dos diversos prefeitos da região, também marcam presença na XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios o Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Malmann, e também a Secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade de Estrela, Carine Schwingel.

Acompanhe
nossas
redes sociais