Memorial resgata história do Theatro São João

CULTURA

Memorial resgata história do Theatro São João

Espaço, localizado ao lado da edificação centenária será inaugurado hoje, e guarda lembranças de momentos marcantes para a cultura de Taquari

Por

Memorial resgata história do Theatro São João
Projeto do Memorial é idealizado pela Sociedade Cultural Theatro São João e foi construído com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Crédito: Bibiana Faleiro
Taquari

Para visitar memórias e consolidar o futuro da cultura da cidade, o Memorial Theatro São João será inaugurado hoje, 28, às 19h. Localizado na rua Sete de Setembro, 1680, o espaço contém imagens e objetos que marcaram a história do teatro centenário de Taquari, criado há 130 anos.

O ambiente tem a proposta de receber eventos para até 150 pessoas, como pequenas palestras, lançamentos de livros, recitais de canto e música. No primeiro andar, também fica o Bistrô do Theatro, que serve almoço, cafés e jantares, em especial, à base de peixes, batatas e outros ingredientes da culinária portuguesa. O ponto gastronômico é administrado pelo casal Bruno Teixeira e Caroline Oliveira. O almoço é servido de segunda a sexta. À noite, o espaço estará aberto de quartas a domingos.

O projeto do Memorial é idealizado pela Sociedade Cultural Theatro São João e foi construído com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). A área total é de 198 metros quadrados, divididos entre térreo e pavimento superior. Quem assina o projeto arquitetônico é Marcos Dornelles dos Santos e Cristiano Zuhla.

Além do acervo físico, a história do teatro e da cidade também pode ser conferida no site do memorial. “Uma das nossas missões é difundir a boa música. A gente tem a responsabilidade de trazer a arte e permitir que a população usufrua disso. O memorial também serve para mostrar às novas gerações o que significa o teatro e a responsabilidade deles de preservar tudo isso”, destaca o vice-presidente da Sociedade Cultural Theatro São João, Omar Seadi Torriani.

Espaço de arte e cultura

Ele conta que há 130 anos, um grupo influente da cidade teve a ideia de construir um teatro, inaugurado em 1893. Na época, Taquari também contava com a Navegação Arnt, que trazia grandes peças culturais à cidade. Além das companhias, o grupo de atores amadores do município também se apresentava no espaço.

“Lembro da última peça que fiz parte, foi Dona Xepa, de Bloch. Foram três atos, muito boa, ela era trágica e cômica”, conta Gladis Pereira Bizarro, integrante de um dos grupos de atores da época, chamado “Teatro de Amadores Taquariense (TAT)”. O relato dela, assim como de outras pessoas que fazem parte da história da instituição, é contada em vídeo, que será apresentado à comunidade na noite de hoje, durante a inauguração.

De forma voluntária, Omar e Homero iniciaram a restauração do teatro há mais de 30 anos. Crédito: Bibiana Faleiro

Torriani lembra que, por algum tempo, o prédio abrigou um cinema, até a televisão e as videolocadoras diminuírem o movimento e fazerem o teatro fechar nos anos de 1980. Foi neste período que ele e o atual presidente da Sociedade Cultural Theatro São João, Homero Canabarro Cunha Neto, entraram no grupo, a fim de preservar a história da antiga edificação.

Os dois se uniram a outros voluntários e começaram as reformas com as próprias mãos. “Quebramos o reboco do teatro, o palco estava podre, fizemos de concreto. Começamos a restauração que só foi terminar em 2021”, conta Torriani.

Nos quase 30 anos de obras, empresas do município passaram a confiar e ajudar aquela sociedade e, em 2017, a construção ganhou outras proporções. O memorial, que fica logo ao lado, saiu do papel pouco tempo depois e, hoje, preserva mais de 100 anos de história, cultura e desenvolvimento de Taquari.

Mais de 100 anos

Por cerca de 20 anos, o Bar da Casa funcionou no teatro, para viabilizar as obras de restauração;

O título de cidade para Taquari veio em 9 de julho de 1891, mesmo ano em que iniciou a construção do Theatro São João;

Wanda Saraiva Kern, Flavia Saraiva Dias e Gládis Pereira Bizarro fizeram parte dos tempos áureos do teatro em Taquari, no século XX;

Além das peças, eventos escolares, corais, bailes e até comícios aconteciam ali.

Acompanhe
nossas
redes sociais