Há 20 anos, sede própria para a câmara de Estrela

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, sede própria para a câmara de Estrela

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em sessão ordinária, a câmara de vereadores de Estrela autorizava a aquisição de imóveis da antiga AES Sul pelo município. O objetivo era instalar o Legislativo em uma sede própria. De fato, a partir de 2007, o parlamento passou a funcionar em um prédio próprio, na rua Doutor Tostes.

Jhon William Tedeschi


Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

Depredação dos altares

Há 20 anos, a Igreja Matriz Santo Antônio, de Estrela, sofria com a depredação do altar. Um homem havia entrado no templo durante o meio-dia e destruído as imagens dos santos.

À polícia, relatou que fazia isso porque sua religião não permitia adoração a estatuetas. Conforme o delegado, o vândalo também era responsável pela depredação nas igrejas São Cristóvão e Santo Inácio de Lajeado e havia sido encaminhado para tratamento psicológico. Como resposta, alguns membros da comunidade defendiam que a igreja ficasse fechada e só abrisse aos fins de semana, para melhorar a segurança.


Enquanto isso…

Guerra no Iraque – Pouco mais de uma semana desde o início do conflito, desencadeado pelo ataque dos Estados Unidos à capital iraquiana, a guerra continuava. Conforme o Ministro da Saúde do Iraque, mais de 350 civis já haviam sido mortos e outros 4 mil estavam feridos. Ao final dos quase dez anos de guerra, o conflito contabilizava mais de 120 mil civis iraquianos mortos.


HÁ 50 ANOS

Praça em Estrela

A câmara de vereadores aprovava a compra de uma área de 4 mil metros quadrados no centro da cidade. O terreno ficava entre as ruas Dr. Tostes e Bruno Schwertner. Na época, o governo municipal pretendia transformar o local em uma praça e logradouro público. De fato, hoje, no local, existe a Praça Professor Henrique Roolaart, que é sede, também, das feiras municipais.

Jhon William Tedeschi


Nova diretoria na Sociedade Rio Branco

Há cerca de cinquenta anos, o clube estrelense elegia como novo presidente Gilberto Koefender. O vice seria Aloysio Hinterholz; secretário geral Paulo Ribeiro; secretário Sérgio Drebes; tesoureiro Erivelto Vilanova; segundo tesoureiro Irineu Hansen; no departamento de esportes, Henrique Diehl e Ingorn Kronbauer; no departamento patrimonial, Telmo Sulzbach e Dante Stanislau Hart; e no de relações públicas, Lídio de Negri e Jeremias Hart. O conselho fiscal, por sua vez, seria composto por Manuel Moraes, Arno Müller, Norberto Böhmer e Ademir Piccinini.


Enquanto isso…

Recusa do Oscar – O ator norte-americano Marlon Brando recusava o Oscar de Melhor Ator pelo papel de Vito Corleone em “O Poderoso Chefão”. Era sua segunda estatueta na categoria, mas, quando a vitória de Brando foi anunciada, uma indígena subiu ao palco da premiação para recusar a distinção em nome do ator. Era um protesto ao tratamento dado a indígenas em filmagens audiovisuais.

Acompanhe
nossas
redes sociais