Conselho busca retomar debates sobre causa ambiental na cidade

ARROIO DO MEIO

Conselho busca retomar debates sobre causa ambiental na cidade

Nova diretoria toma posse em abril. Intenção é promover reuniões com maior frequência e envolver a comunidade nas decisões ambientais

Por

Atualizado terça-feira,
28 de Março de 2023 às 12:27

Conselho busca retomar debates sobre causa ambiental na cidade
Coleta de eletrônicos é uma das ações que já ocorrem através do programa Arroio do Meio Tudo Limpo. Crédito: Divulgação
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Toma posse no dia 11 de abril a nova diretoria do Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Codemam). A cerimônia informal com a nomeação da presidente Patrícia Aguiar ocorrerá na Secretaria de Educação.

Patrícia integrou o conselho neste ano como representante da Associação Comercial e Industrial de Arroio do Meio (Acisam). Tem formação em biologia e possui pós-graduação na área ambiental, além de especialização em licenciamentos e desenvolvimento sustentável. É analista na Girando Sol. “O desafio é retomar as discussões do conselho e trazer no centro do debate a pauta ambiental para a cidade”, destaca.

A equipe diretiva tem como vice-presidente Diego Ismael Lansing, que representa o Conselho Arroiomeense de Desenvolvimento Rural (Conar), e secretário Paulo Régis Rheinheimer Junior, coordenador do Departamento de Meio Ambiente, que representa o poder público. A pauta da primeira reunião será definida na próxima semana. A intenção, conforme Patrícia, é de debater em conjunto ações para o município.

Segundo a presidente o principal desafio é mostrar à comunidade que o conselho retoma as atividades e está atuante, pois no período da pandemia houve a suspensão das reuniões presenciais, que alterou a sequência dos trabalhos. O órgão foi criado em 1997 e atua desde 2000 com o objetivo de buscar o equilíbrio ecológico da cidade e discutir políticas públicas ambientais.

A intenção da nova gestão é manter as reuniões mensais e retomar o cronograma que foi afetado com a pandemia. Após a posse, os encontros ocorrem todas às segundas terças-feiras de cada mês. O conselho é formado por 12 membros efetivos e 12 membros suplentes, todos voluntários, que representam as secretarias de Agricultura, de Saúde e Assistência Social, de Educação e Cultura. Também participam entidades como a Corsan, Emater-RS/Ascar, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sipram, Ordem dos Advogados do Brasil e a Ecobé.

Nova diretoria

Patrícia Aguiar
– Presidente

Diego Ismael Lansing
– Vice-presidente

Paulo Régis Rheinheimer Júnior
– Secretário

Acompanhe
nossas
redes sociais