“Sistema cooperativo está firme”, diz presidente da Dália

ENTREVISTA

“Sistema cooperativo está firme”, diz presidente da Dália

Conforme Gilberto Piccinini, eventualmente há crises em organizações. Ele explica que a Dália investe em embutidos para contornar crise no setor de carnes

Por

“Sistema cooperativo está firme”, diz presidente da Dália
Gilberto Piccinini, presidente do Conselho Administrativo da Dália (Foto: Luísa Huber / Arquivo A Hora)
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

“O sistema cooperativo está firme. Eventualmente há crises em organizações”, diz o presidente do Conselho Administrativo da Dália, Gilberto Piccinini, em entrevista direto da nova filial do Grupo A Hora, em Encantado. O gestor garante que sua cooperativa está sólida e não há grandes preocupação com a crise no setor de carnes.

Foram necessárias ações para contornar, em parte, os reflexos dessas adversidades. “Em relação aos suínos, diminuímos o abate, exportamos menos e produzimos mais embutidos, que têm mais valor agregado”, explica.

Conforme Piccinini, o setor de carnes enfrenta uma crise há dois anos. As agroindústrias brasileiras tiveram anos muito bons em 2019 e 2020, quando a China sofreu com a Peste Suína Africana e foi a maior importadora de proteína do mundo. Porém, em 2021, o país conseguiu reestabelecer a produção e ocorreu uma ‘superoferta’ de carne suína no mundo, o que resultou na baixa do preço.

O presidente lembrou que o motivo inicial da crise foi a queda da economia mundial causada pela pandemia. “O setor produtivo teve que interromper a produção em 2020 e parte de 2021. No momento que as indústrias retomaram e buscaram por insumos, encontraram um mercado com escassez, o que ocasionou a subida dos preços.” Além disso, a pandemia afetou o poder de compra dos brasileiros.

Outros fatores negativos foram a guerra entre Rússia e Ucrânia e o custo da logística para trazer grãos ao RS, o que prejudicou o comércio de milho, trigo e fertilizantes e, consequentemente, elevou os preços desses insumos.

Piccinini contou que nas assembleias este cenário foi apresentado e o associado entendeu as ações da Dália.

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais