Câmara pede mais tempo para analisar projeto sobre escavadeira hidraúlica

FAZENDA VILANOVA

Câmara pede mais tempo para analisar projeto sobre escavadeira hidraúlica

Matéria apresentada no início de fevereiro deve ser votada na próxima sessão. Utilização da máquina por terceiros gera questionamentos por parte dos vereadores. Pedidos de informações sobre o assunto não foram respondidos pelo Executivo

Por

Câmara pede mais tempo para analisar projeto sobre escavadeira hidraúlica
Falta de respostas aos pedidos de informações geram críticas ao Executivo (Foto: Karine Pinheiro)
Fazenda Vilanova

O projeto que inclui a escavadeira hidráulica da administração municipal no rol de equipamentos a se fazer cobranças por horas trabalhadas permanece em avaliação. Durante a sessão dessa segunda-feira, 20, o parlamentar Leo Mota (PDT) apresentou requerimento para que a matéria fosse votada. No entanto, Sérgio Cenci (PP) pediu mais tempo para análise. O documento está há mais de 30 dias no Legislativo.

Segundo o progressista, a matéria ainda não foi a votação por falta de esclarecimentos da parte do Executivo. O vereador destaca que pedidos de informações foram enviados à administração, no entanto, não teve todos os questionamentos respondidos dentro do prazo estabelecido. Ele também reforça que o projeto foi elaborado após uso indevido do maquinário.

“Solicitamos o diário de bordo e não foi enviado. Então reiteramos o pedido, mas também não tivemos retorno. Tenho imagens que comprovam que a escavadeira estava sendo usada de forma particular e não foi registrado no diário de bordo. Gostaríamos de esclarecer isso antes de aprovar o projeto”, declara Cenci.

De acordo com a matéria, o Executivo salienta que a máquina foi adquirida em 2022 e que ainda estava em fase de avaliação para mensurar os gastos diários em diversas atividades para posterior fixação de cobrança. Procurada pela reportagem, a administração não se manifestou sobre o assunto até o fechamento desta edição.

Falta de respostas

Os pedidos de informações não respondidos dentro do prazo pelo governo também gerou reclamações de outros parlamentares. Durante o uso da tribuna, João Batista Fernandes (PP) apontou que a falta de esclarecimentos prejudica a atuação do Legislativo. Os documentos devem ser respondidos ao Legislativo em até 15 dias.

“Por mais simples que possa parecer, os pedidos de informações são ferramentas de fiscalização, mas estamos sendo impedidos de fazer isso. Quando solicitamos esses dados, não queremos acusar ninguém, mas sim entender a situação. É um meio de proteger a transparência”, afirmou Fernandes.

Criação de conselho do idoso

A vereadora Angela Bilhar (PP) sugeriu que o governo crie projeto para implantação do conselho do idoso no município. Segundo ela, a entidade que atua na promoção e defesa dos direitos desta população garante benefícios e recursos para atividades que melhoram a qualidade de vida da terceira idade.

“Na minha percepção, os grupos de idosos estão desamparados. Precisamos olhar para eles, eles representam nosso município, eles circulam por toda a região e também trazem outras pessoas a Fazenda Vilanova”, comenta a vereadora. No último baile dos idosos na cidade, o grupo recebeu mais de 750 convidados.

Acompanhe
nossas
redes sociais