Vereadores sugerem instalação de sinaleira na Ponte de Ferro

ARROIO DO MEIO

Vereadores sugerem instalação de sinaleira na Ponte de Ferro

Parlamentares defendem que equipamento garantiria um tempo justo de travessia para ambos os sentidos em dias de maior fluxo

Por

Vereadores sugerem instalação de sinaleira na Ponte de Ferro
Em dias de pico, agentes de trânsito fazem o controle do fluxo. Instalação de sinaleira é descartada pelo departamento responsável. Crédito: Gabriel Santos
Arroio do Meio

Os bloqueios na ERS-130 em dias de obras geram lentidão e congestionamentos. Com isso, muitos motoristas entre Arroio do Meio e Lajeado optam pela utilização das ruas municipais, Marechal Floriano Peixoto e Senador Alberto Pasqualini para o deslocamento. Porém a passagem na Ponte de Ferro, em mão única, gera filas e tempo longo de espera.

Uma das soluções apontadas para organização do trânsito no local é a instalação de semáforos e o funcionamento dos equipamentos nos horários de maior movimentação. A ideia foi defendida em duas oportunidades pela vereadora Adiles Mayer (MDB).

Ela destaca que haja entre os municípios de Arroio do Meio e Lajeado uma ação conjunta. “Sou defensora da sinaleira. A sugestão chegou por meio dos usuários. Acho importante controlar o tempo de travessia em ambos os lados, principalmente nos horários de pico. Se isso não é possível, que haja um agente de trânsito em cada lado e faça este controle”, diz.

Marcelo Schneider (MDB) também defendeu a instalação da sinaleira na última sessão ordinária, pois com os congestionamentos registrados na ERS-130, muitos motoristas optam pela antiga travessia. “É preciso alguma intervenção ali. Já ocorreu brigas e ocorrências da Brigada Militar”.

Segundo ele, além disso, é preciso ações conjuntas e uma conversa com a EGR para a abertura de vias laterais no trecho urbano para que o trânsito flua melhor. Cita também a demora do município na construção de uma ponte no Arroio Grande, entre a rua Juscelino Kubistchek e o bairro Bela Vista, medida que facilitaria o deslocamento entre os bairros mais populosos.

Alternativa descartada

Para o coordenador do Departamento Municipal de Trânsito, Alex Sandro Theves, o fluxo na ponte de ferro tende a diminuir com a conclusão dos serviços na ERS-130, na próxima semana. “Com avanço das obras, muitos motoristas já utilizam o desvio sem passar pela ponte, entrando pela Nicolau Kaffer e acessando na Marechal Floriano Peixoto até o centro”.

Em uma pesquisa rápida, o custo de instalação de um semáforo seria de R$ 5 mil, os custos seriam divididos, porém, Theves descarta a possibilidade de instalação que segundo ele traria problemas para o trânsito nos horários de maior movimentação. “Em alguns momentos, o motorista esperaria mais tempo pela travessia do que acontece hoje”, exemplifica.

Acompanhe
nossas
redes sociais