O sonho de lutar pela primeira vez

Inclusão social

O sonho de lutar pela primeira vez

Diagnosticado desde a infância com esquizofrenia, dislexia e TDA, Eliã Nunes participará do World Fight Thai, em Gravataí, neste domingo

Por

O sonho de lutar pela primeira vez
Eliã Nunes (esq.) foi diagnosticado desde a infância com esquizofrenia, dislexia e TDA. Neste domingo realizará o sonho de disputar uma luta de Muay Thai - foto: Divulgação
Lajeado

Mais do que uma simples competição, as artes marciais têm ganhado contornos especiais nos últimos anos. Com a ascensão no Vale do Taquari, o mundo da luta passou a contribuir também para a inclusão social de diversos alunos. Neste domingo, um evento especial irá marcar a vida de Eliã Nunes, atleta de Muay Thai da Rede Black Belt Pro, de Lajeado.

Diagnosticado desde a infância com esquizofrenia, dislexia e TDA, Nunes fará uma luta de apresentação no World Fight Thai de Gravataí. Em um duelo intitulado de “A Batalha da inclusão”, enfrentará Ederson Fassbinder, atleta e professor da equipe Fassbinder Team.

Nunes é treinado pelo professor Jefferson Santos, que lembra a diferença que a arte marcial fez na vida do aluno. “Na pandemia ele mudou para Sério e começou a sofrer com depressão. A psiquiatra recomentou que ele retornasse aos treinos comigo, e então a prefeitura disponibilizou transporte para vir três vezes por semana a Lajeado. Assim, o Eliã passou de 25 remédios controlados para apenas cinco, e emagreceu 56 quilos desde então.”

Chegar à competição é, conforme o próprio aluno, a grande realização de um sonho. Para o professor, a mudança de vida de Nunes é a prova da real do potencial do esporte. “A inclusão social é o mais importe, prova como o esporte pode mudar vidas.”

Acompanhe
nossas
redes sociais