ChatGPT:  “O que caracteriza o Vale do Taquari no Rio Grande do Sul?”

Opinião

Fernando Röhsig

Fernando Röhsig

Consultor empresarial

ChatGPT: “O que caracteriza o Vale do Taquari no Rio Grande do Sul?”

Por

Atualizado sábado,
25 de Março de 2023 às 22:48

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Fiquei curioso com as novidades utilizando inteligência artificial recentemente divulgadas para os mecanismos de buscas na internet envolvendo gigantes como Microsoft e Google. A tecnologia do momento é a do ChatGPT. Até agora, quando fazíamos pesquisas na internet utilizando os mecanismos de busca, a resposta encontrada, via de regra, eram links organizados que era preciso abrir clicando um a um e ler o conteúdo para encontrar a resposta desejada.

Com a evolução da inteligência artificial e o desenvolvimento de linguagens automatizadas, a tecnologia ChatGPT responde a mesma pesquisa mas, em vez de fornecer os links, apresenta a resposta no formato de textos digitados e narrados de forma instantânea, organizando uma explicação mais completa. Isso significa que não precisamos mais pesquisar link a link, mas que já conseguimos obter a resposta no formato de texto e também com locução na língua escolhida. A experiência é incrível quando recebemos a resposta instantaneamente, tanto digitada como falada na nossa língua de forma simultânea.

Fiz a seguinte pergunta ao ChatGPT: “O que caracteriza o Vale do Taquari no Rio Grande do Sul?”. Fiz a mesma consulta três vezes, e recebi três respostas ligeiramente diferentes.

Resposta 1 => “A região do Vale do Taquari, localizada no estado do Rio Grande do Sul, é conhecida por sua forte presença de indústrias, especialmente do ramo metal-mecânico, bem como pela produção agropecuária diferenciada, incluindo a produção de leite e a criação de aves. Além disso, a região abriga diversas cidades com forte influência da cultura alemã, com destaque para a cidade de Lajeado.”

Resposta 2 => “A região do Vale do Taquari, localizada no Rio Grande do Sul, é caracterizada por sua forte presença de imigrantes alemães e italianos, sua economia integrada com destaque para a indústria e agricultura, além de contar com importantes centros urbanos como Lajeado, Taquari e Estrela. A região também é conhecida por suas belezas naturais, com destaque para o Vale do Rio Taquari e a Serra do Botucaraí.”

Resposta 3 => “O Vale do Taquari é uma região localizada no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, conhecida por sua forte presença na indústria metal-mecânica, agroindústria, e por sua riqueza cultural e turística, com destaque para a colonização alemã e italiana, a gastronomia típica, as belas paisagens naturais e as festas típicas, como a Oktoberfest. Além disso, a região é cortada pelo Rio Taquari e abriga importantes universidades e centros de pesquisa.”

Nas três respostas, percebe-se que ainda há uma longa caminhada para se possa confiar no conteúdo produzido pela ferramenta. Também chama a atenção a ausência de um autor para a resposta. Ou seja, quem assume a responsabilidade pelo conteúdo produzido de forma automática? E como fica a questão da propriedade intelectual?

A sensação que fiquei é que tanto a Microsoft como o Google estão mais preocupados em ocupar espaços no mercado do
ChatGPT com o lançamento de ferramentas tecnológicas inovadoras do que com a qualidade do conteúdo que será produzido. No mercado de tecnologia, lançar uma inovação antes das outras empresas aumenta o seu market share, e isso é estratégico para que as ações dessas empresas tenham mais valor.

Como humano, fiquei feliz por perceber que as respostas recebidas estão distantes de um conteúdo completo e de qualidade. Está claro que a inteligência artificial utilizada para responder a pergunta ainda está longe de garantir uma resposta adequada.

Mas até quando será assim? E quando ela conseguir responder adequadamente, será que saberemos quem foi o autor do texto?
Tempos disruptivos – e incríveis – nos esperam com tantas novas tecnologias.

Acompanhe
nossas
redes sociais