Sábado dedicado a cuidar do Rio Taquari

MEIO AMBIENTE

Sábado dedicado a cuidar do Rio Taquari

16ª Ação Viva o Taquari-Antas Vivo propõe à comunidade contemplar o manancial, seja da margem ou embarcada

Por

Atualizado sexta-feira,
24 de Março de 2023 às 16:42

Sábado dedicado a cuidar do Rio Taquari
Réplica do barco usado por Giuseppe Garibaldi ficará durante o fim de semana em Lajeado. Crédito: Divulgação
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Na 16ª edição o Viva o Taquari-Antas Vivo prepara uma programação que vai além de recolher lixo das margens do rio. Este ano, a proposta é atrair a comunidade ao Parque Ney Santos Arruda para contemplar o Taquari. A atividade ocorre neste sábado, 25, a partir das 8h.

A atração principal é a réplica do Seival, veleiro utilizado por Giuseppe Garibaldi na Tomada de Laguna, durante a Revolução Farroupilha. Passeios pelo Taquari, oficinas sobre educação ambiental e história e visitação ao barco vão ocorrer sábado, 25, e domingo, 26 (veja programação). Coordenador e um dos idealizadores do programa Viva o Taquari Antas-Vivo, Gilberto Soares conta que a programação deste ano inova com a navegação. “Temos que olhar para o rio, e os passeios vão permitir a contemplação.”

LEIA TAMBÉM: Veleiro Seival atraca em Lajeado

O barco partiu de Barra do Ribeiro, onde fica atracado, na quinta-feira, 23, e chegou ontem em Lajeado. Um dos tripulantes, Renato Souza é experiente em navegação e cedeu o mapa para condução do veleiro ao Porto dos Bruder. Souza é de Lajeado e um dos voluntários do programa.

De todos

Embora a Unidade Parceiros Voluntários seja realizadora do evento, a coordenadora da UPV Lajeado, Gilmara Scapini, diz que o Viva o Taquari-Antas Vivo pertence à comunidade, tanto em Lajeado quanto nos outros seis municípios de adesão. “A comunidade abraçou o programa.” Soares completa: “Chegamos à 16ª edição com 53 toneladas de lixo coletadas e 7 mil voluntários envolvidos.”

Ação simultânea

Lajeado e outros seis municípios (veja quadro) promovem a ação no mesmo dia. Cada comissão organizadora elencou as atividades para conforme a sua realidade. A execução do Viva o Taquari-Antas Vivo é das administrações municipais de Lajeado, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Estrela e Venâncio Aires, Cacis Estrela, Faculdade La Salle, Rotary Club Arroio do Meio e Equipe Pesca Pega Nada, de Roca Sales. O programa conta com a parceria de diversas empresas e ongs.

Voluntários

Quem quiser participar do recolhimento de resíduos pode se inscrever antecipadamente ou no sábado, 25. O voluntário deve usar roupa confortável, calçado fechado, boné, protetor solar e repelente e levar seu par de luvas de látex amarela. Contatos: parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br, telefone (51) 3011-6900, www.acilajeado.org.br, instagram @parceirosvoluntarioslajeado e facebook @parceirosvoluntarios.delajeado.9

Programação do barco Seival

Sábado, 25

9h – Visitação

10h– Passeio para escolas

14h – Palestra/oficina Marinha Farroupilha, história pouco conhecida

16h – Passeio para autoridades, imprensa e convidados

18h às 20h – Visitação

Domingo, 26

9h – Visitação

10h – Passeio para professores de escolas do município

14h – Oficina: Marinha Farroupilha, história pouco conhecida

15h30min – Passeio para comunidade

Inscrições: parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br

Acompanhe
nossas
redes sociais