Recurso contempla a castração de 150 cães e gatos em situação de rua

SANTA CLARA DO SUL

Recurso contempla a castração de 150 cães e gatos em situação de rua

Repasse de R$ 30,5 mil foi aprovado pelo Legislativo. Objetivo do programa é reduzir abandono de animais

Por

Atualizado sexta-feira,
24 de Março de 2023 às 12:35

Recurso contempla a castração de 150 cães e gatos em situação de rua
Câmara autorizou a realização do programa que, num primeiro momento, contempla 150 animais. Crédito: Divulgação
Santa Clara do Sul
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Um termo de convênio assinado entre município e Estado vai viabilizar a castração de 150 cães e gatos em situação de rua, ou semi-domiciliados. No total, serão investidos R$ 30,5 mil para atender a demanda. O recurso foi depositado na conta do município

O auxílio financeiro foi encaminhado pelo Programa Melhores Amigos, da Secretaria de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e possibilita a esterilização cirúrgica dos animais. O crédito especial foi encaminhado à câmara de vereadores em regime de urgência, e aprovado por unanimidade.

Em Santa Clara do Sul, caberá à Secretaria de Sustentabilidade coordenar as ações do programa. A seleção dos cães e gatos beneficiados ocorrerá mediante inscrição dos animais por um protocolo online. Serão avaliadas as disposições de um decreto de regulamentação que define critérios e condições.

A líder do governo, Helena Lúcia Herrmann (MDB) destacou a importância do projeto à comunidade e recordou que o assunto foi tema de debate em sessões anteriores. A intenção é que o programa possa resolver o controle de natalidade de animais de rua. “O município pretende dar continuidade às ações. Se houver um retorno positivo vamos debater isso em conjunto com os conselhos responsáveis”, destaca.

O programa

Criado em 2021 e voltado aos defensores da causa animal, o Melhores Amigos trabalha em duas ações simultâneas, com campanhas de conscientização e sensibilização para identificar maus tratos e o repasse de recursos aos municípios para castração de cães e gatos em situação de abandono.
O objetivo é reduzir o número de animais abandonados. Até dezembro de 2022, foram mais de 9,9 mil esterilizações em 108 municípios por meio dos convênios. Neste ano a estimativa é de mais 53 mil castrações.

Acompanhe
nossas
redes sociais