Em sua participação no Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, desta sexta-feira, 24, o deputado estadual Airton Artus avalia que há chance de viabilizar o IPE Saúde.
Em estudo, quatro problemas principais foram identificados no Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul. O déficit operacional de R$ 400 milhões, a dívida com os prestadores de serviços (médicos, hospitais, clínicas e laboratórios) de R$ 650 milhões, a necessidade de aumento da contribuição que hoje é de 3,1% e a baixa remuneração dos médicos.
Mesmo gerando dívidas, o deputado avalia que o fechamento seria ruim para os órgãos e funcionários públicos, e ao sistema de saúde porque sobrecarregaria o SUS.
Artus ainda ressaltou a Expoagro Afubra deste ano em Rio Pardo. Afirma que o evento despertou a discussão sobre os preço dos insumos e as novas tecnologias.
Sobre a Languiru, avaliou que a possível parceria com chineses poder ser positiva, com a preservação dos associados e a sustentabilidade econômica.