Dos 1,6 mil casos de Dengue no RS, 32% estão no Vale

ALERTA NA REGIÃO

Dos 1,6 mil casos de Dengue no RS, 32% estão no Vale

Estrela triplicou a contagem em duas semanas e Lajeado alerta para o volume de focos na cidade, que tem presença e proliferação do mosquito aedes em todos os bairros

Por

Atualizado sexta-feira,
24 de Março de 2023 às 13:22

Dos 1,6 mil casos de Dengue no RS, 32% estão no Vale
Agentes epidemiológicos visitam residências e atuam nas áreas no raio de 150 metros de locais onde houve contágio confirmado. Crédito: Júlia Amaral
Vale do Taquari

O Vale do Taquari soma, só em 2023, 527 casos de dengue. As cidades com os mais confirmações são Encantado e Estrela, conforme os dados das Vigilância Epidemiológicas e da Secretaria de Saúde do Estado.

A cidade do Cristo Protetor segue sendo a com mais casos no RS, com 445 confirmações. Conforme a secretária de saúde do município, Clarissa da Rosa Pretto Scatolla, a contagem dos casos é divulgada automaticamente a partir do diagnóstico no posto de saúde.

“Os números têm se mantido, sem grandes aumentos. Isso, segundo os técnicos do Estado, é bom. Significa que as ações estão funcionando. Mas é normal que ocorra uma variação no número de casos até a 17ª semana”, diz.

O fato é atribuído às estratégias de combate a proliferação do mosquito, que incluem o Comitê de Crise, o bloqueio no raio de 150 metros do caso de dengue e intensa fiscalização. Conforme a secretária de saúde do município, Clarissa da Rosa Pretto Scatolla, não há casos graves na cidade e o bairro com mais casos é o Lago Azul.

Casos triplicam

Em Estrela, os casos de dengue triplicam em duas semanas. Na contagem do município, são 85 confirmações da doença. A maior parte está concentrada no bairro Pinheiros, onde foram feitos mutirões na tentativa de eliminar focos do mosquito transmissor. Além disso, a cidade é a mais infestada pelo mosquito transmissor da dengue no RS. O Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) indicou que, a cada cem residências, 14 têm focos do vetor.

Com a alta nos números, a Secretaria da Saúde modificou as estratégias. É feita uma varredura nas residências próximas a onde moram pessoas infectadas pela doença, para controle e eliminação dos focos do Aedes aegypti. O trabalho iniciou no Pinheiros, que tem 69,4% dos casos de dengue na cidade, com três dias de atividades constantes no bairro.

“Permanecemos trabalhando até às 19h, diariamente, em busca de quem trabalha durante o dia, nos endereços próximos onde moram pessoas com dengue”, explica a coordenadora da Vigilância em Saúde do município, Carmen Hentscke. Em breve, cinco novos agentes serão incorporados à equipe, que conta com seis profissionais.

Em alerta

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi, em Lajeado a situação da doença é tranquila. Até o momento foram 78 notificações e cinco confirmações da doença, sendo que nenhum caso é considerado grave.

“O que temos é um índice de infestação no limiar de médio para alto. Em todos os bairros temos presença e proliferação dos mosquitos, e a orientação é que toda população faça uso de repelente”, explica Juliana. Para a coordenadora, essa é uma forma de evitar o surto que ocorreu no ano passado. Outra estratégia utilizada é a ação contínua de agentes de endemia. “Eles estão sempre na rua, visitando residências, aplicando produtos, as ações acontecem diariamente”.

Juliana salienta ainda que o aumento na procura de atendimentos médicos, também percebido nos últimos dias, também é motivado pela circulação de outras doenças virais, como covid-19 e mão-pé-boca.

Acompanhe
nossas
redes sociais