China e Brasil vão assinar acordo de cooperação em chips, 6G e inteligência artificial

Expresso da Manhã

China e Brasil vão assinar acordo de cooperação em chips, 6G e inteligência artificial

Um resumo das principais notícias do seu dia

Por

China e Brasil vão assinar acordo de cooperação em chips, 6G e inteligência artificial
Divulgação
  • O Vale do Taquari soma, só em 2023, 527 dos mil e seiscentos casos de dengue do RS. Encantado segue sendo a cidade com mais casos no RS, com 445. Em Estrela, os casos de dengue triplicaram em duas semanas, são 85 confirmações da doença.
  • Representantes do Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul realizam mobilização desde às 6h30min desta sexta-feira em frente à Refinaria Alberto Pasqualini, em Canoas. A ação reivindica que sejam interrompidas as privatizações na Petrobras, como as vendas do Polo Norte Capixaba, Polos Golfinho e Camarupim (ES), Polos Pescada e Potiguar (RN) e Lubnor (CE).
  • Pesquisadores da Universidade Regional do Cariri, no Ceará, descobriram um fóssil raro de um camarão que viveu há cerca de 120 milhões de anos. O local onde o fóssil do animal de água salgada foi encontrado é atualmente o sertão nordestino, o que prova a mudança climática na Terra ao longo das eras.
  • As locadoras em operação no Brasil investiram R$ 55 bilhões na compra de carros em 2022, respondendo por 30% de todos os automóveis e utilitários leves zero quilômetro vendidos pelas montadoras no país. Segundo balanço divulgado pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, o setor comprou mais de 590 mil carros no ano passado, um crescimento de 33,6% em relação às compras feitas em 2021.
  • O Brasil vai firmar com a China um acordo de cooperação e intercâmbio em tecnologias de semicondutores, 5G, 6G e as próximas gerações de redes móveis, inteligência artificial e células fotovoltaicas (para geração de energia solar). Os memorandos de entendimento serão assinados durante a visita do presidente Lula à China, na semana que vem. Os acordos, que envolvem o Ministério de Ciência e Tecnologia, Ministério das Comunicações e Anatel, preveem capacitação em desenvolvimento de aplicativos, nuvem, internet das coisas e algoritmos em aplicativos para a indústria. Todas essas tecnologias são sensíveis e estão no centro da guerra fria tecnológica entre Estados Unidos e China.

Acompanhe
nossas
redes sociais