Canil de Lajeado faz evento de adoção neste domingo

de Portas Abertas

Canil de Lajeado faz evento de adoção neste domingo

Local abriga 181 cães – 82 a mais do que a sua capacidade, informa Celi Ulrich

Por

Atualizado sexta-feira,
24 de Março de 2023 às 14:33

Canil de Lajeado faz evento de adoção neste domingo
Celi Ulrich, coordenadora do Canil Municipal (Foto: Rodrigo Gallas)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Canil Municipal de Lajeado realiza a ação “Canil de Portas Abertas” no domingo, 26. A atividade tem início às 10h e segue até as 16h na sede do canil, na Avenida Benjamin Constant, bairro Conventos. Atualmente, o local abriga 181 cães – 82 a mais do que a sua capacidade. A ação visa estimular a adoção dos pets. A maioria é de porte médio.

“Queremos oferecer para a comunidade um horário flexível para visitação e adoção no canil. Será um dia especial, que pretendemos ampliar, para que mais pessoas possam conhecer nosso espaço, nosso trabalho e todos os cães abrigados no local. É uma forma de aproximar os cães dos possíveis adotantes”, explica a coordenadora do Canil Municipal, Celi Ulrich.

Sobre o aumento significante de cães no canil, a coordenadora diz que o motivo mais recorrente é abandono por mudança de município. Atualmente, só aceitam animais doentes devido à superlotação.

Conforme Celi, dos 26 cachorros adotados nos três primeiros meses de 2023, três foram devolvidos – uma rejeição de 11,5%. As razões mais usadas são a falta de adaptação e bagunça.

Foto: Rodrigo Gallas

O que é preciso fazer para adotar?

O canil abriga atualmente 181 cães, sendo que a capacidade é para 99 animais. Para realizar a adoção, o possível adotante, após escolher o animal, passa por uma entrevista breve de adoção. A equipe do canil aborda temas como posse responsável, temperamento do animal, situação familiar, local em que será abrigado, condições financeiras da família, entre outros.

Após a entrevista concluída, é necessário preencher um termo de adoção em duas vias. Após o protocolo, o animal é liberado para ir para o novo lar.

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais