Brasil depois do Carnaval: por que há esse sentimento de que o ano só começa  depois dos feriados?

Opinião

Lucas Scapini

Lucas Scapini

CEO do Grupo Scapini e diretor da Fetransul

Brasil depois do Carnaval: por que há esse sentimento de que o ano só começa depois dos feriados?

Por

Conversando com meu amigo e padrinho Sérgio Gabardo, resolvemos escrever este artigo. Refletimos sobre como e por que o Brasil fica em uma espécie de “banho-maria” entre dezembro e fevereiro.

É quase uma tradição: em fevereiro, o país para e arrecada muito por conta do Carnaval. Neste ano, apenas em Pernambuco, foram movimentados R$ 2,4 bilhões. Na cidade de São Paulo, R$ 2 milhões, e em Florianópolis 1,5 milhões de pessoas foram para a cidade, segundo dados do ministério do Turismo.

Apesar de todo esse fervor, há um sentimento muito conhecido: a sensação de que o ano apenas começa depois do Carnaval. Há dezenas de explicações para isso. Em dezembro há festas, férias escolares, coletivas e o 13º salário, o que faz com que a economia se agite e nos meses seguintes seja mais “tímida”.

Há outros fatores que podem ser atribuídos a isso, como a diminuição da produção em empresas, o que pode ser um reflexo das férias que as vezes se estendem até janeiro. Ainda assim, o primeiro mês do ano ainda é visto, para muitas pessoas, como uma época para descansar e se preparar.

Então chega fevereiro, o Carnaval, a maior festa do mundo e a principal representação cultural brasileira. O feriado, muitas vezes, é visto como uma espécie de botão de start para o ano, já que marca o fim das férias escolares e empresariais.

No transporte rodoviário de cargas (TRC), essa época do ano costuma ser marcada por um período de menor demanda, o que acaba afetando o setor de diferentes maneiras. Além disso, as condições climáticas também podem causar impacto direto nas operações.

Para as transportadoras, o período pode ser uma oportunidade para fazer um balanço do ano anterior, analisar os resultados obtidos e traçar estratégias para melhorar os processos e a eficiência operacional. É um momento de entender e identificar pontos que precisam ser melhorados e planejar novas ações.

Por outro lado, essa época também pode ser desafiadora para os profissionais do TRC. Com a diminuição da demanda, alguns motoristas e outros colaboradores podem ficar ociosos, o que pode afetar a renda e a estabilidade financeira. Além disso, as condições climáticas, como as chuvas intensas que ocorrem nesse período, podem dificultar operações e aumentar o risco de acidentes nas estradas.

Por isso, é importante que as empresas estejam preparadas para enfrentar os desafios do pós-Carnaval. Isso inclui a adoção de medidas de segurança para os colaboradores e cargas, além de estratégias para manter a equipe ocupada e garantir a estabilidade dela. É também um momento para investir em treinamentos e capacitações, visando aprimorar as habilidades e melhorar a qualidade dos serviços.

De maneira geral, muitas pessoas aproveitam esse tempo para descansar e se preparar para o restante do ano. Ele marca o fim de um período e o ponta pé inicial do ano que só está começando.

E aí? Seu ano começa quando?

Acompanhe
nossas
redes sociais