Arla estima aumento de produtividade na soja

COOPERATIVISMO

Arla estima aumento de produtividade na soja

Cooperativa estima captar mais de 40 mil toneladas de grãos no atual ciclo. Auge da colheita será em abril

Por

Arla estima aumento de produtividade na soja
Lavoura experimental da Arla concentra mais de 20 variedades de soja. Objetivo é identificar plantas que melhor se adaptam à região. Crédito: Felipe Neitzke
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A qualificação de produtores e tecnologias nos processos produtivos contribuem para o aumento da produtividade no campo. Essa é a avaliação de técnicos e da direção da Arla. Pela análise, em dez anos, o rendimento praticamente dobrou.

Mesmo com efeitos da estiagem, o volume de soja colhido na região deve superar os números do ano passado. “A quebra de safra é estimada em 30%, ainda assim, a média por hectare pode alcançar 50 sacas. No ano passado muitos agricultores não chegaram a 40”, pontua o presidente da Arla, Orlando Stein.

Entre as ações desenvolvidas pela cooperativa para contribuir com melhores resultados está o desenvolvimento de lavouras experimentais. As áreas são destinadas a testes com diferentes variedades e visitação dos produtores. “Cultivamos mais de 20 tipos de soja para verificar qual melhor se adapta às condições de clima e terreno. Há ainda parceria com empresas que aplicam suas tecnologias”, observa Stein. Segundo ele, na mesma área os resultados podem ser distintos e surpreender.

O desempenho também foi superior no milho. De acordo com o produtor Marino Johann, 70, de Santa Clara do Sul, deve colher pelo menos 50 sacas por hectare. “Planto milho faz mais de 40 anos. Nos últimos três a seca trouxe perdas, mas desta vez não foi tanto assim.”
Com capacidade para 40 mil toneladas, a Arla projeta investimentos para ampliar capacidade dos silos e expandir área de atuação. Entre os projetos para este ano estão a construção de unidade na microrregião alta do Vale e centro de distribuição em Cruzeiro do Sul, às margens da RSC-453.

Mercado internacional

Situações econômicas globais, ainda por reflexo da guerra na Ucrânia e da falência de bancos provocam mudanças nas cotações dos grãos. De acordo com o gerente geral da Arla, Breno Ely, há muita oscilação.

“Percebemos reduções no valor do milho e da soja. A tendência inclusive é de estabilidade ou recuar ainda mais”, observa Ely. Segundo ele, o agronegócio é muito dinâmico. “Houve também um alívio em relação aos preços de insumos”, complementa.

Ely ainda destaca que apesar de armazenar os grãos, a decisão de vender é do cooperado. “Sempre monitoramos a evolução de preços e sugerimos os melhores momentos de comercializar, mas a palavra final é do associado.”

Prestação de contas

A Arla reúne no sábado, 25, os associados para assembleia geral ordinária. A reunião ocorre no Centro Comunitário Evangélico de Lajeado com a última chamada às 11h. A participação deve ser confirmada pelo telefone 3714-8

Acompanhe
nossas
redes sociais