Reestruturação da Júlio prevê arborização e áreas de convívio

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Reestruturação da Júlio prevê arborização e áreas de convívio

Projeto foi apresentado ontem ao Fórum das Entidades. Grupo deve analisar proposta e propor sugestões e alterações em duas semanas. Rua foi dividida em dois setores

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Reestruturação da Júlio prevê arborização e áreas de convívio
Ciclistas dividem espaço com pedestres. Ideia é de trânsito compartilhado, com velocidade máxima de 30km/h. Crédito: Mateus Souza
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com um custo estimado em R$ 5 milhões, o projeto de requalificação da Rua Júlio de Castilhos foi concluído e apresentado ontem, pelo Executivo, em reunião do Fórum das Entidades. A proposta busca dar cara nova à principal via do Centro da cidade, com arborização, calçadas padronizadas, mais espaços de convívio aos pedestres e trânsito compartilhado.

A proposta divide a rua em dois setores, pela sua extensão e também por peculiaridades entre os dois pontos. O primeiro abrange 12 quadras, desde o cruzamento com a avenida Alberto Pasqualini até a Praça da Matriz. Nele, a ideia é torná-la uma via compartilhada com bicicletas e limite de velocidade em 30 km/h.

Já o segundo setor conta somente com a quadra entre as ruas Marechal Deodoro e Osvaldo Aranha. Neste trecho, a intenção é construir uma ciclovia unidirecional, que se conecta com a faixa existente na orla do Rio Taquari, hoje pouco utilizada para deslocamentos ou à prática do esporte. Cerca de 100 árvores devem ser plantadas em toda a via.

O projeto foi desenvolvido pela Plural – Planejamento Territorial, e se baseou em critérios técnicos, na consulta à população (presencial e formulário online) e também num questionário aplicado aos donos de estabelecimentos comerciais instalados na rua. A partir dessas opiniões, se estabeleceram as diretrizes.

Repaginação e estacionamento

O relatório do novo projeto foi apresentado pela Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan) aos representantes do fórum. O prefeito Marcelo Caumo ressalta que, com a requalificação, se busca dar maior conforto a quem transita, sobretudo para os pedestres que circulam pela Júlio de Castilhos no dia a dia.

“O estudo apresenta toda a repaginação urbana, tornando a via mais confortável de se transitar, mais acessível e com uma melhor mobilidade urbana”, salienta Caumo, que reforça ainda que não serão excluídas vagas de estacionamento. “Pelo contrário, o estudo prevê a ampliação, passando de 104 para 110 vagas ao total”.

A estimativa é que seja possível executar as obras num prazo de seis meses. Porém, para evitar prejuízos e transtornos aos motoristas, pedestres e comerciantes, a ideia é fazer as intervenções quadra por quadra, a fim de evitar bloqueios da via.

Imagem: Divulgação

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Duas semanas

Uma nova reunião entre Executivo e Fórum das Entidades está marcada para 5 de abril. Até lá, o grupo de empresários e representantes da sociedade civil deve discutir possíveis alterações no projeto. “Num geral, foi uma apresentação bacana. É um projeto audacioso e muito bonito para a cidade”, opina o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Aquiles José Mallmann.

Para o dirigente, um ponto positivo na construção da proposta é que foram levadas em consideração opinião de comerciantes que possuem estabelecimentos na via. “Nós sabemos a realidade, o que acontece no dia a dia da Júlio. Lógico que nem tudo poderá ser feito, mas eles estão bem flexíveis quanto a isso, pois querem construir algo bem positivo para Lajeado”.

Algumas ações previstas nas diretrizes

ESTACIONAMENTO

• Manter a maior parte das vagas de estacionamento ao longo da via (setor 1);
• Propor utilização de algumas vagas para instalação de parklets (setor 1);
• Substituição de vagas por espaços de estar e outras infraestruturas (setor 2)

ILUMINAÇÃO

• Incorporar iluminação especial em áreas de convivência;

ESCOAMENTO PLUVIAL

• Adequação de bueiros e sarjetas, alocando esses próximos de esquinas e faixas de pedestres;

VEGETAÇÃO

• Incorporar vegetação à paisagem;
• Incluir vegetação baixa nos canteiros de cruzamento;

ATRATIVOS

• Instalação de parklets temáticos, com temas como ciclismo, academia ao ar livre, espaço de leitura, lúdico, histórico da cidade;
• Distribuir mobiliários ao longo da via, em faixas de urbanização e parklets;

POLUIÇÃO VISUAL

• Melhoria geral dos passeios, conforme norma de acessibilidade;
• Substituição de fiação aérea por fiação subterrânea;

BICICLETAS E ACESSIBILIDADE

• Definir critério para posicionamento das faixas de pedestres;
• Bicicletários e paraciclos distribuídos ao longo da dia;
• Redefinir perfil viário para controle de velocidade;
• Ordenar sentido viário na Praça da Matriz;

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