Projeto D mostra que empreendedorismo também é vencer ciclos

Lajeado Empreendedora

Projeto D mostra que empreendedorismo também é vencer ciclos

Idealizada por colegas de faculdade e, mais tarde, de trabalho, empresa é responsável por levantamentos topográficos e reflete a vontade de empreender de dois amigos

Por

Atualizado quinta-feira,
23 de Março de 2023 às 14:19

Projeto D mostra que empreendedorismo também é vencer ciclos
Carlos Schmidt e Douglas Arend se conheceram na faculdade e hoje atendem o Vale em demandas arquitetônicas.

Uma trajetória empreendedora é feita de ciclos. Foi por meio deles que os amigos de faculdade Douglas Alberto Arend e Carlos Julio Schmidt criaram a Projeto D – Arquitetura e Topografia, empresa que atua nas várias frentes relacionadas ao planejamento de uma área no desenvolvimento de projetos arquitetônicos. 

Natural de Marques de Souza, a jornada de Douglas iniciou aos 16 anos, quando começou a trabalhar em um escritório de engenharia na cidade. Foram essas circunstâncias que o levaram até a Univates anos mais tarde, quando conheceu Carlos. “Queria cursar engenharia, mas na época, a Univates só tinha arquitetura. Como são cursos que conversam bem entre si, optei, então, por arquitetura. Foi ali que eu conheci o Carlos. Nossas ideias bateram e criamos uma amizade muito boa”, relembra Douglas.

A jornada profissional de ambos foi bem parecida. Tanto é que durante cinco anos, foram colegas de trabalho no mesmo escritório. Contudo, a vida os levou para caminhos diferentes. Carlos trancou o curso e trocou de emprego, enquanto Douglas seguiu até se formar e abrir a própria empresa, em 2019. A primeira operação foi na casa dos pais, em Marques de Souza, e iniciou como um escritório de arquitetura.

Logo, Douglas percebeu que precisaria de ajuda. Como possuía experiência na área de topografia, alguns clientes sugeriram adicionar os serviços ao negócio. Foi aí que ele chamou Carlos, mas dessa vez, para serem sócios. “A gente sempre disse que iríamos trabalhar juntos. Quando recebi a proposta, aceitei na hora. O crescimento foi natural. Aí começamos a ir atrás de equipamentos”, conta Carlos.

Foi com a ajuda da amiga Gabriela Reith que a Projeto D pôde, de fato, se tornar o que é hoje. Ela já tinha os equipamentos, mas como precisou trocar de área, os sócios viram uma oportunidade e compraram os equipamentos de Gabriela. “A gente não tinha caixa. Se não fosse ela, não teríamos condição de ter os equipamentos. E como as demandas eram altas, conseguimos quitar as dívidas bem antes do programado”, relata Douglas.

Com clientes espalhados pelo Vale do Taquari, hoje a Projeto D atende no Centro de Lajeado, mas ainda possui o primeiro escritório para os clientes de Marques de Souza. “Quando eu era funcionário, nunca tive a ideia de abrir uma empresa. Sempre achei muito complicado. A necessidade de mudar me levou a dar esse passo. Sempre soube que ia dar certo, mas não que seria tão rápido”, conclui Douglas, que ao lado do sócio Carlos, mostram que a trajetória de um negócio é também feita de ciclos.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais