Ex-cargo de confiança do governo municipal se apresenta à polícia

FAZENDA VILANOVA

Ex-cargo de confiança do governo municipal se apresenta à polícia

Servidor lotado no setor de Regularização Fundiária na Secretaria da Administração de Fazenda Vilanova, foi exonerado ontem pelo Executivo. Ele é suspeito de integrar quadrilha que aplicava golpes em idosos

Por

Atualizado quinta-feira,
23 de Março de 2023 às 08:12

Ex-cargo de confiança do governo municipal se apresenta à polícia
Ex-servidor do município de Fazenda Vilanova se apresentou na tarde de ontem na delegacia de polícia de Montenegro. Crédito: Divulgação
Fazenda Vilanova
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Delegacia de Polícia Civil de Montenegro, com apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Lajeado em conjunto com agentes de Fazenda Vilanova, Bom Retiro do Sul e Estrela, prendem suspeitos de integrar uma organização especializada em falsificação de documentos e estelionato contra idosos nas regiões dos vales do Caí e Taquari.

Chamada de Operação “Lábia de Algodão”, os policiais identificaram três pessoas envolvidas no esquema. Foram cumpridos mandados de prisão nas duas regiões nessa terça-feira. Os agentes estiveram na prefeitura de Fazenda Vilanova, atrás do então servidor público que exercia a função de Regularização Fundiária na Secretaria de Administração. Naquele dia, o homem não foi encontrado. Um dia depois, o suspeito se apresentou às autoridades em Montenegro.

De acordo com a Polícia Civil, o ex-servidor público usava essa condição como forma de tentar dar credibilidade aos golpes e até intimidar as vítimas.
“É o segundo preso. Aguardamos uma mulher. Ela é a líder do grupo. Ficou de se apresentar amanhã”, diz o delegado responsável pelo caso, André Lorbiecki Roese. De acordo com ele, a investigação está encerrada. “São 50 inquéritos, resultado de quase quatro anos de apuração.” Conforme o delegado, há relatos de vítimas que ficaram endividadas ao ponto de serem despejadas e precisarem morar na rua.

Executivo afasta servidor

O suspeito foi nomeado para a função em 2021. Era um Cargo Comissionado (CC), avalizado pelo prefeito Amarildo Luís da Silva (PDT). De acordo com o chefe do Executivo, assim que a procuradoria do município teve acesso a uma parte do inquérito, a decisão foi de exonerar o servidor.

“Ficamos sabendo da expedição do mandado de prisão. A primeira medida que decidi foi de assinar a exoneração do servidor”, diz o prefeito. “Nunca imaginei que isso estava acontecendo. Não vou fazer pré-julgamento, mas estamos afastando ele inclusive para que preste as explicações perante as autoridades. Se comprovar inocência, inclusive poderá retornar.”

Acompanhe
nossas
redes sociais